Grupo dos mais vividos

​​​​ASSISTÊNCIA SOCIAL

Grupo dos Mais Vividos​



O Grupo dos Mais Vividos - GMV é um projeto da Coordenação de Assistência do Sesc DF direcionado para pessoas acima de 60 anos com o objetivo de promover qualidade de vida e estimular a autonomia, o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, através de atividades socioeducativas, lúdicas e interativas.
Este grupo consiste na realização de atividades que possibilitem a articulação das dimensões individuais e sociais, tornando a velhice uma fase significativa e produtiva da vida dos participantes com ações voltadas para o exercício da cidadania, enfrentamento do ageísmo e fortalecimento do idoso enquanto protagonista.
As atividades acontecem nas Unidades do Sesc DF: 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia, Gama, Guará, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul e também de modo virtual para projetos específicos.

São realizadas atividades diversas, tais como: Oficina de Artes e Artesanato, Exercícios cognitivos, Cidadania, Gerontotecnologia, Atividades Físicas e Recreativas, Prevenção de Quedas, Palestras Educativas e Informativas, Campanhas e Seminários.

Para fazer parte do Grupo dos Mais Vividos - GMV é necessário ter acima de 60 anos, credencial do Sesc, RG e CPF.

ATIVIDADES/REUNIÕES SISTEMÁTICAS

Proporcionar momentos com atividades socioeducativas, recreativas e culturais, garantindo o acesso a informações sobre cidadania, saúde, direitos e deveres.
As reuniões contribuem também para a interação social, proporcionando trocas de conhecimentos e a reflexão sobre as demandas apresentadas no cotidiano social e pertinentes a à pessoa idosa, de forma que cada participante possa também ser agente multiplicador, transformando sua realidade social e de sua comunidade.

OFICINA MENTE VIVA!

Realização de exercícios para a manutenção da cognição humana com atividades de atenção, raciocínio, linguagem, memória e execução de tarefas em busca de contribuir para a qualidade de vida e o envelhecimento saudável dos participantes.
Manter a reserva cognitiva durante a vida e no processo de envelhecimento contribui para a autonomia, autoestima e para as relações de sociais da pessoa idosa. Trata-se de um aspecto importante na prevenção das doenças relacionadas ao envelhecimento, além de promover a laços afetivos com a convivência social em grupos.

MUSICALIZAÇÃO

Promover a qualidade de vida dos participantes através de atividades que desenvolvam as habilidades de canto e coral, colaborando com os aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento. Além disso, este tipo de ação contribui para a consciência corporal, interação social e bem-estar da pessoa idosa.
 

OFICINA DE EXPRESSÃO CORPORAL

As oficinas de expressão corporal buscam experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral, percebendo e explorando a teatralidade dos gestos e do comportamento do cotidiano. Assim, exercita-se o equilíbrio, a atenção, a imaginação, a memória e a concentração com atividades dinâmicas.
O foco está em potencializar habilidades e talentos na perspectiva de articular as dimensões individuais, relacionais, sociais e culturais, contribuindo para o protagonismo da pessoa idosa, o fomento a cultura, o autoconhecimento e a valorização do participante.

MAIS VIVIDOS EM CENA

Desenvolver criatividade, memória, expressão corporal, raciocínio e a autoestima com técnicas de desinibição, integração e interpretação por meio de jogos dramáticos e teatrais. Já encenação, releituras de textos teatrais e montagem de um espetáculo, podendo ser um musical, comédia, drama, entre outros, de acordo com o perfil de cada grupo.

OFICINA DE ARTES E ARTESANATO

Fortalecer ações institucionais de aperfeiçoamento e capacitação, transmitindo e adquirindo novo saberes intergeracionais. Além de fomentar o desenvolvimento econômico por meio de técnicas de trabalhos manuais para idosos participantes do grupo.

SESC ENVELHECER

Atividades sócioeducativas e culturais com idosos, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos participantes do Grupo dos Mais Vividos - GMV, abordando os aspectos biopsicossociais que caracterizam o processo de envelhecimento humano, com ênfase nos eixos Cidadania, Educação e atualidades, saúde do idoso e Arte e Cultura.

PROJETO INTERGERACIONAL - FAZ DE CONTA QUE ACONTECE​​

Este projeto visa promover de maneira lúdica a intergeracionalidade entre os idosos participantes do Grupo dos Mais Vividos e as crianças do Programa Esportivo Social e Cidadania – PESC ou Edusesc, com o desenvolvimento de técnicas de contação de histórias, promoção de debates sobre temas de cidadania e realização de troca entre crianças e idosos.
A contação de história pode ser um elo de aproximação entre essas gerações que estão presentes na instituição Sesc, de forma a construir um trabalho cada vez mais integrado e multidisciplinar.
 

ATIVIDADES VIRTUAIS

            Diante da Pandemia de Covid19 vivida mundialmente a partir de março de 2020, houve a necessidade de inovação para que as atividades da assistência social não cessassem e que continuássemos promovendo qualidade de vida e o envelhecimento saudável à pessoa idosa assistida pelo Sesc DF, com a possibilidade de continuidade após o término da Pandemia.
 

CAMPANHAS

Conscientização sobre Alzheimer: promovida em outubro, no mês que se comemora o dia da pessoa idosa, essa campanha ocorre para sensibilização quanto à importância do envelhecimento saudável de modo a prevenir doenças decorrentes desse processo, tal como o Alzheimer e demências.
Violência contra a pessoa idosa: para sensibilizar a comunidade quanto à essa realidade enfrentada pela pessoa idosa, a campanha visa contribuir para a redução dos índices de violência e para a promoção dos direitos sociais e de cidadania da pessoa idosa.
Prevenção de quedas: busca-se promover a prevenção de quedas em pessoa idosa pois trata-se de um risco frequente com o processo de envelhecimento e que pode causar diversos impactos negativos na vida da pessoas e familiares.
 

SEMINÁRIO/WEBNÁRIO

​Evento com o objetivo de promover e compartilhar conhecimentos através da articulação de debates que fortaleçam a qualificação dos profissionais que atuam na área do envelhecimento humano em toda a sua multidimensionalidade e diversidade no lançamento da Década do Envelhecimento ativo (2020-2030).
 
TELEFONE COMUNIDADE: para mais informações e participar, entre em contato com o WhatsApp (61) 9.9994-3652.
 
LINKS:
 
CADERNO DE ATIVIDADES VOLUME I: http://bit.ly/CadernosSescAt1
Caderno de Atividades Volume 1.png
 
CADERNO DE ATIVIDADES VOLUME II: http://bit.ly/CadernoSescAt
Caderno de Atividades Volume 2.png
 
LIVRO: POESIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA:  http://bit.ly/EbookLongevidade​

Tempos de pandemia.png
 

ARTIGOS

1) Projeto “Multiplicando o Saber” do Sesc-DF: um relato de promoção do processo de envelhecimento saudável a partir de experiência profissional na área do Serviço Social
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/abeducacaofisica/article/view/6313

2) Perfil dos idosos participantes do Grupo dos Mais Vividos do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal - Sesc/DF
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/abeducacaofisica/article/view/6251

3) A dimensão pedagógica do Serviço Social: contribuições para a análise da atuação do assistente social no projeto envelhecer do sesc/df.
https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1018​
 
4) A utilização da música como mecanismo de socialização no grupo de idosos do Sesc Taguatinga Norte.​