Programa Mesa Brasil

​​​​​​​Implementado em 2003 no Sesc-DF, o Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Pioneiro no Distrito Federal, tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação. Para isso, busca doações onde sobram e as entregam onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social.

O Mesa Brasil Sesc funciona como um elo entre empresas doadoras e entidades receptoras. Estimula a responsabilidade social por meio de uma rede de solidariedade formada por empresários, comerciantes, cooperativas, produtores rurais do DF e Entorno e instituições e entidades que abrigam pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

A ação do programa realiza-se por meio de contatos e mobilização das empresas para a doação de gêneros alimentícios excedentes e entrega desses donativos às instituições cadastradas no programa. O programa é nacional e está presente em todo o País com 90 unidades fixas, abrangendo 547 cidades brasileiras. No Distrito Federal, desde a sua implantação em 2003, já doou mais de 12 milhões de quilos de alimentos. Só no ano de 2020, foram entregues aproximadamente 1,5 milhão de quilos de alimentos doados para mais de 77 mil beneficiados e 313 instituições assistidas, em 2021 já são  85 mil pessoas beneficiadas das 327 entidades  sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, no DF.

O programa Mesa Brasil ultrapassa o âmbito da arrecadação e distribuição de donativos. Tem também como foco a ação educativa permanente que presta orientação e informações nutricionais a quem recebe as contribuições, contribuindo, assim, para um melhor aproveitamento da comida.

Participe dessa rede de solidariedade e alimente essa ideia! Seja um doador do Mesa Brasil.

Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) trecho 4, lotes 1150/1160
Informações: (61) 3217-0216 / 0231 / 0224

Em tempos de pandemia, de 2020 até o momento, muitas famílias dependem ainda mais da solidariedade. Veja quantas pessoas o Mesa Brasil Sesc no DF conseguiu ajudar:

 + 81 mil pessoas beneficiadas​

324 instituições atendidas