Agosto Dourado no Sesc incentivará sociedade a apoiar o aleitamento materno

O Congresso Nacional sancionou recentemente uma lei que institui o mês de agosto como um período de apoio ao aleitamento materno, e com isso passa a ser chamado Agosto Dourado. Aderindo a campanha, o Sesc-DF abraçará a ideia com o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, e que estes benefícios perduram, reduzindo riscos de muitas doenças. Uma programação recheada de atividades percorrerá as unidades com rodas de conversas, palestras e orientações sobre o tema.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado por até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas. Segundo a Coordenadora dos Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF, Lucce Lopes, a instituição abraça a causa como forma de oferecer uma melhor orientação. “O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais”, orienta Lucce.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

De 1º a 7 de agosto, ocorre em 150 países, entre eles o Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Essa comemoração faz parte de uma história mundial voltada para sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.