Alunos de Samambaia recebem projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas

O planetário consiste numa cúpula de lona inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Novecentos e quinze estudantes do CEF 412 visitaram o planetário e fizeram uma “viagem” a bordo de um foguete.

Estudantes do Centro de Ensino Médio 412 da Samambaia Norte participaram de 23 a 25 de abril do projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas, que consiste em levar ao conhecimento do público conteúdos sobre as galáxias, o universo, as estrelas e o sistema solar. O planetário funciona numa cúpula de lona inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Novecentos e quinze estudantes do CEF 412 visitaram o planetário e fizeram uma “viagem” a bordo de um foguete. A participação e a curiosidade dos estudantes também se estenderam para um debate fora do planetário.

O projeto pode ser levado até as escolas por meio da Van da Astronomia. Foi dessa forma que os alunos de Samambaia visitaram o planetário, montado na quadra de esportes da escola, em sessões que duravam cerca de 35 minutos. O professor de física Demetrius Leão é o coordenador do projeto e comentou sobre a repercussão da visita para os alunos do CEF 412. “Foi uma verdadeira maratona do conhecimento astronômico. Sempre com um trabalho desenvolvido de forma muito interativa, promovendo e estimulando a participação dos estudantes. Muitas rodas de conversa, iniciadas ao final de cada sessão, não se encerravam somente dentro da cúpula. Um de nossos colaboradores, o professor de física e planetarista, Guilherme Clemente, habilidosamente respondeu a várias curiosidades dos estudantes até mesmo fora do planetário. Foi um trabalho sensacional com os adolescentes não só pela abordagem dos temas ligados ao espaço, mas também pela acolhedora e atenciosa recepção da equipe pedagógica da escola”, destacou Demetrius.

// Saiba como levar o planetário para sua escola

Para solicitar que a van da astronomia desembarque com o planetário nas escolas é necessário preencher a ficha com um pré-agendamento pelo link: mestra.me/asr .

Para que a Unidade Móvel de Astronomia estacione na escola, basta que o local tenha um espaço coberto que possa receber adequadamente a estrutura da cúpula. Podendo ser em pátio, ginásio ou salão. A capacidade ideal do planetário é para 60 pessoas por sessão. A nova parada do planetário móvel do Sesc é o Centro Educacional 01 da Estrutural, onde o projeto permanecerá até o dia 2 de maio.