Aplausos para o teatro

Adelmir Santana, presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) 

Começam nesta semana as apresentações da única mostra competitiva de teatro da capital do Brasil. De 21 a 28 de novembro, o Sesc-DF tem o orgulho de realizar o Prêmio Sesc do Teatro Candango. Trata-se de uma inciativa pioneira e singular em Brasília, realizada por nós há 15 anos como forma de dar destaque para quem faz o teatro brasiliense. Com formato democrático, a premiação cumpre o objetivo de fortalecer, prestigiar e reconhecer as produções da cidade. Tenho muito orgulho de dizer que grandes artistas já foram revelados em Brasília, entre estrelas dos palcos e dos bastidores.

Inspirados nesses exemplos, o Sesc DF busca reverenciar todos os talentos. Por isso, não somente o ator ou a atriz ganha destaque. Os melhores também são reconhecidos nas categorias de direção, dramaturgia, cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia e espetáculos adulto, infantil e de rua. Todos recebem troféus e premiação em dinheiro. Além dos prêmios, os melhores espetáculos ainda integrarão a programação do Festival Palco Giratório 2019, concorrendo a uma possível inserção no projeto nacional. A cada edição tenho muito orgulho de entregar em mãos esse troféu. Um prêmio que também tem como diferencial o fato de homenagear artistas renomados do País.

Para este ano, a comissão julgadora, formada por críticos e profissionais da área, escolheu cinco peças adultas para serem encenadas no Teatro Sesc Garagem (913 Sul), três espetáculos infantis no Teatro Paulo Gracindo (Gama) e dois espetáculos de rua, que se apresentarão nos dias 24 e 25 de novembro, na Feira da Torre de TV. A grande festa de premiação ocorrerá em 4 de dezembro no Teatro Newton Rossi (Ceilândia), quando os vencedores serão finalmente conhecidos. Espero que a capacidade do ser humano em atuar se reflita também na emoção da plateia. Estou certo de que ao cumprir o papel de promover o teatro, o Sesc abre as cortinas para a cultura. Esse é o nosso maior troféu.