Atuação socioeducativa

Adelmir Santana, presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) 

O ano de 2018 foi especial para nós do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal. Com a realização exitosa de centenas de ações, chegamos ao momento de fazer um balanço de como a instituição se fortaleceu em suas principais áreas de atuação e que, posso garantir, são muitas. Saúde, cultura, esporte, lazer e educação são oferecidos diariamente e continuamente à nossa clientela. Tenho muito orgulho de dizer que são 72 anos de uma instituição consolidada no DF, que transforma e que está comprometida em melhorar a vida das famílias comerciárias e da sociedade de um modo geral.

Neste ano aprendemos, nos reinventamos, evoluímos e muitas histórias cruzaram o nosso caminho que nos fizeram engrandecer. Faço aqui uma reverência ao público que prestigiou os nossos eventos culturais. No Sesc Festclown recebemos mais de 12 mil pessoas nos teatros, ruas e lona de circo. Realizamos também a segunda edição da Bienal das Artes do Sesc-DF, na qual mais de 30 mil pessoas visitaram a exposição. Para fechar as ações culturais, premiamos os melhores das artes cênicas por meio do Prêmio Sesc do Teatro Candango, no qual foram distribuídos R$ 35,5 mil.

No esporte não foi diferente, com muitos destaques para lembrar. Na competição do Sesc Triathlon participaram 520 atletas que com o pé no asfalto, na água e nas bicicletas empolgaram a torcida de 1,2 mil pessoas. Em 2018, pela primeira vez, promovemos o Sesc Open de Tênis, de nível nacional e profissional. Esporte e saúde também se complementam. Por isso não poderíamos deixar de falar do projeto Sesc Prev-Quedas que neste ano atendeu 40 integrantes do Grupo dos Mais Vividos ajudando-os a prevenir quedas em idosos por meio de atividades físicas direcionadas. Já nos atendimentos de saúde foram mais de 111 mil consultas médicas e quase 113 mil odontológicas, além de quase 4,3 mil exames de mamografias. É com esse cenário positivo que encerramos mais um ciclo, com a certeza de que no próximo virão mais aprendizados e motivos para celebrar.