Brazlândia recebe o primeiro DF Cidadão do ano

A primeira edição do projeto social do Sesc-DF e da Globo teve início nesta sexta-feira (6) e segue até sábado (7), na Praça da Bíblia, Vila São José, em Brazlândia. A abertura do evento contou com a presença do diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, que destacou a importância dessa parceria que já se repete há 7 anos. “O DF Cidadão é uma forma de proporcionar para a população em situação de vulnerabilidade social, atrações que vão desde atividades culturais a serviços de saúde. É importante que as pessoas conheçam a diversidade de serviços que o Sesc oferece, pois a instituição se dedica a promover o bem-estar da comunidade.”, afirmou.

Outras autoridades como o administrador de Brazlândia, Devanir Gonçalves, o diretor de programação da Globo em Brasília, Maximiliano de Oliveira, e o deputado distrital Juarezão estiveram presentes no evento e puderam acompanhar de perto as atividades oferecidas à comunidade. “A gente só tem agradecer ao Sesc por essa iniciativa que ajuda muito a população de Brazlândia, que é tão carente de atenção e cuidados de saúde primária. No que depender da nossa administração, ações como essas do Sesc serão sempre apoiadas e aplaudidas”, destacou Devanir Gonçalves.

Entre os serviços oferecidos estão educação em saúde com profissionais do Sesc, orientação financeira com a jornalista Mônica Carvalho, consulta ao cadastro positivo com profissionais do Serasa, corte de cabelo, muita música com artistas locais e show de encerramento no sábado com Rikinho Fernandes. A oficina com a ONG Rodas da Paz vai consertar 60 bicicletas (30 na sexta-feira e 30 no sábado). Na triagem, a população receberá senha para o atendimento.

Este ano, uma novidade para as mulheres. A unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher esteve estacionada durante um mês antes do evento para oferecer exames gratuitos de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, e citopatológico (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos. Mais de 600 mulheres receberam atendimento desde o início de março. Foram realizadas 353 mamografias e 313 citologias (Papanicolaou). As atividades continuam até o dia 21 de abril. O deputado Juarezão reiterou a qualidade dos atendimentos prestados. “As unidades móveis do Sesc-DF levam à população carente, de forma gratuita, um atendimento diferenciado e de excelência, além de desafogar a demanda do hospital da cidade, que está sempre sobrecarregado”.

O DF Cidadão acontece há 7 anos e já atendeu mais de 130 mil pessoas em 20 Regiões Administrativas do Distrito Federal. Além de Brazlândia, este ano também recebem o projeto Santa Maria e São Sebastião.

SERVIÇO:

DF Cidadão Brazlândia 
Dia: 6 e 7 de abril
Hora: 9h às 16h
Local: Praça da Bíblia – Vila São José – Brazlândia