DF Cidadão atende mais de três mil pessoas na cidade da Fercal 

O projeto já visitou 20 regiões administrativas e realizou mais de 600 mil atendimentos

A sétima edição do projeto DF Cidadão atendeu mais de três mil e quinhentas pessoas neste sábado (13), na cidade da Fercal. Os moradores tiveram acesso a serviços e atividades gratuitas de prevenção a saúde, lazer, esporte, cultura, entretenimento e educação. Uma das novidades desse ano foi a participação do Senac-DF levando para a comunidade atendimentos gratuitos de cabeleireiro, barbeiro e design de sobrancelhas.  Além disso, o projeto visitou escolas da região para levar atividades como palestras de violência no contexto escolar, combate ao abuso sexual, bullying e jogos recreativos.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, e o segundo vice-presidente da Fecomércio e representante do Senac, Antonio Tadeu Perón, visitaram a edição do DF Cidadão na Fercal.

O DF Cidadão é desenvolvido pela Globo e pelo Sesc-DF e Senac-DF, junto a outros parceiros. Ao todo, o projeto já visitou 20 regiões administrativas e atendeu a mais de 600 mil pessoas. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, esteve presente durante as atividades no sábado. Segundo ele, a iniciativa do projeto é levar para a população mais carente o acesso a serviços e atividades essenciais para a formação de um cidadão. Além disso, Francisco Maia destacou que o DF Cidadão fortalece o trabalho feito pelo Sistema S. “A novidade desse ano estão sendo os serviços oferecidos tanto pelo Sesc-DF quanto pelo Senac-DF. Entendemos que as duas instituições possuem serviços que agregam à comunidade e fortalece o trabalho do nosso sistema. Os moradores da Fercal foram extremamente receptivos ao nosso projeto e estamos contentes com a forte adesão do público”, explicou Francisco Maia.

Para as crianças, o Sesc ofereceu pintura de rosto, brinquedos infláveis, pingue-pongue, entre outras atividades. Shows e apresentações culturais também estiveram na programação. A instituição disponibilizou ainda atendimentos odontológicos nas carretas da OdontoSesc, além de um acervo literário por meio da BiblioSesc. A unidade móvel Sesc Saúde Mulher oferecerá exames de mamografia e Papanicolau durante todo o mês de abril e ficará estacionada ao lado da administração da Fercal.

O segundo vice-presidente da Fecomércio e representante do Senac, Antonio Tadeu Perón, também esteve presente no sábado durante o evento e valorizou a presença da população e o trabalho realizado pelos profissionais do Sesc-DF e do Senac-DF. “O envolvimento e a aceitação da comunidade, o entusiasmo dos profissionais do Sesc e do Senac foram importantíssimos para o sucesso desta edição do DF Cidadão. Os profissionais das duas instituições fazem esse trabalho de espírito aberto, com uma determinação e vontade muito grande para melhorar a vida das pessoas. Nessa ação estamos vendo isso sobrando. È exuberante o entusiasmo dessa equipe”, disse Tadeu Péron.

A enfermeira e moradora da Fercal, Maria Luiz de Souza, 35 anos, contou que aproveitou o dia para dar um trato no visual. Para ela, a iniciativa do DF Cidadão vai além dos serviços oferecidos, resgata o sentimento de alegria e diversão da cidade. “Nós da Fercal não estamos acostumados com esse tipo de ação. Notadamente você percebe que o público aderiu as atividades e gostou da programação. Eu mesmo aproveitei para cuidar do meu cabelo, fiz maquiagem e sobrancelha. Sem dúvidas foi um dia especial”, contou Maria Luiza.

Atendimentos gratuitos de cabeleireiro, barbeiro e design de sobrancelhas

As próximas edições do DF Cidadão ocorrerão em junho, em Samambaia, e em agosto, no Gama. O projeto em 2019 oferece também para a comunidade atividades como testes de câncer de pele, aferição de pressão arterial, oficina de beleza, e manutenção de bicicletas.  Nesta edição, a ação visitou a escola Engenho Velho, na terça (9); a Escola do Mato, na quinta (11); e o Centro Educacional 1 da Fercal (CED 1), na sexta (12).