em Mesa Brasil DF, Notícias

Cerca de 40 mil toneladas de alimentos descartados no lixo e 52 milhões de pessoas passando fome no Brasil. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária o País produz 25% a mais do que necessita. E não para por aí. O Brasil é um dos 10 países campeões em desperdício de alimentos de acordo com aOrganização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Nesse cenário controverso, o Sesc-DF propõe discutir a desigualdade social sob a perspectiva da alimentação por meio do 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Enfretamento e Ação. O evento vai ocorrer no dia 12 de junho, mês em que se celebra os 15 anos do lançamento no Distrito Federal do Programa Mesa Brasil Sesc.

Segundo a nutricionista do programa no Sesc-DF, Karla Feijão, a ideia do seminário é poder abordar temas que reflitam o direito à alimentação. “Pretendemos discutir temas em soberania e segurança alimentar e nutricional, em níveis nacional e internacional. Vamos destacar os enfrentamentos e as soluções adotadas em todo o mundo, respeitando a cultura alimentar dos povos e seus ecossistemas. Durante o seminário será abordado também o que dificulta o acesso à alimentação, levando em consideração que 815 milhões de pessoas não têm o mínimo para comer e 70 milhões de brasileiros estão obesos”, destacou.

O evento será composto por três painéis. O primeiro deles vai abordar o Direito à alimentação, passando pelo tema da Desigualdade Social. Em seguida, o segundo painel vai falar sobre o Enfrentamento. Para fechar, a Década da Nutrição será o último tema do seminário. A cada final de painel será realizado um debate com a participação de especialistas.

Podem participar universitários, docentes, organizações não-governamentais, entidades sociais filantrópicas, representantes de indústria de alimentos e sociedade civil. Para se inscrever, basta clicar aqui ou acessar o site www.sescdf.com.br/mesabrasildf/. O evento é gratuito.

O seminário é uma iniciativa do Sesc-DF com o apoio da Universidade de Brasília, por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE. E neste ano conta com o apoio estratégico da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a FAO.

3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Enfretamento e Ação

Dia: 12/06

Credenciamento: 8h

Horário seminário: a partir das 9h

Local: Edifício Brasília SGAN 609 – Asa Norte, Brasília