Orquestra de Metais e Percussão do Sesc-DF recebe apoio de rede de cultura europeia

 

Orquestra de Metais e Percussão do Sesc-DF

O Sesc-DF, em parceria com a Eunic Global (rede de cultura europeia, criada em 2006) realizam em conjunto um trabalho de inclusão social e democratização da cultura com jovens do Distrito Federal. Os integrantes do projeto fazem parte da Orquestra de Metais e Percussão e participam de ensaios na unidade de Taguatinga Sul. Em 2018, o Sesc-DF, por incentivo da Eunic Cluster Brasília, inscreveu o trabalho realizado com a orquestra para receber aporte financeiro da rede de cultura europeia. O benefício foi concedido e o projeto musical passará a receber apoio da Eunic Global pelo período de um ano.

Com a terceira maior nota e classificado em quarto lugar entre as 27 propostas submetidas do mundo inteiro, o projeto foi selecionado para receber o apoio financeiro. Idealizada pelo maestro Altair Paulo da Silva, a orquestra teve início em janeiro de 2005, tendo como objetivo oferecer à crianças e jovens do Distrito Federal uma proposta que contempla música, cidadania e desenvolvimento humano. Em 2018, o projeto começou a ter apoio do Sesc. De acordo com o maestro, a parceria proporcionará o crescimento e o fortalecimento da Orquestra de Metais e Percussão e do projeto musical que acontece na unidade de Taguatinga Sul. “O termo de colaboração entre as instituições possibilitará a abertura de novas turmas de iniciação musical, oportunizando a participação de mais crianças e jovens”, disse Altair. Em 2018, a Orquestra reuniu 25 integrantes, o Projeto Iniciação Musical contou com 48 alunos e o projeto Flauta Doce atraiu 100 alunos participantes do Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) do Sesc-DF. Todos eles coordenados pelo maestro Altair. Ao todo, 173 alunos participaram dos projetos.

Os ensaios da orquestra ocorrem aos sábados, no período vespertino, e o grupo desenvolve um repertório variado, composto por música erudita, temas internacionais e música brasileira.

Em 2019, com o aporte da Eunic, Altair explica que a orquestra contará com 25 integrantes. As turmas de iniciação e desenvolvimento musical poderão ter 96 alunos e a Flauta Doce manterá 100 alunos participantes do PESC. Além disso, ele contou que os integrantes da orquestra já participaram de importantes eventos na Semana da Europa 2019, com destaque para o Bazar Europeu, Concerto Europeu, a masterclass com o maestro francês Benoît Fromanger e o recital com o pianista Wojciech Waleczek, na embaixada da Polônia. “Essa possibilidade de intercâmbio com músicos europeus certamente será um dos pontos altos dessa parceria, oportunizando o crescimento técnico e enriquecimento cultural aos nossos alunos”, disse Altair.

O benefício concedido teve como parâmetro a função social do projeto e a sua importância na formação humana e na profissionalização de jovens. Foram mais de mil alunos formados pelo maestro Altair Paulo, regente da Orquestra, e com a realização de aproximadamente 350 apresentações nos principais teatros e centros culturais do DF. A rede de cultura europeia também possibilita aos integrantes da orquestra ações que os aproximam da música clássica facilitando o acesso dos jovens em ensaios, concertos e recitais realizados na cidade.

Orquestra de Metais e Percussão durante abertura da Copa Brasília de Futsal, uma parceria do Sesc-DF com a Globo.

Sobre a orquestra do Sesc-DF

Os ensaios da orquestra ocorrem aos sábados, no período vespertino, e o grupo desenvolve um repertório variado, composto por música erudita, temas internacionais e música brasileira. Além disso, há também duas turmas de formação musical para compor a nova geração do projeto. As aulas ocorrem duas vezes por semana, no contra turno escolar. A atividade é gratuita e oferecida a alunos de escolas públicas de Taguatinga Sul.

Para participar, não é necessário conhecimento musical prévio e não precisa ter instrumento. Basta interesse e disponibilidade. A divulgação é feita nas escolas públicas próximas a unidade do Sesc em Taguatinga Sul. Os alunos interessados recebem informativo para que os pais efetivem as matrículas. Desde que foi criada, a Orquestra de Metais e Percussão tem participado de muitos eventos e projetos promovidos pelo Sesc, tais como: Concerto na Catedral de Brasília, pelo projeto Sesc Sinfonia; Festival de Bandas e Fanfarras; Concerto no Teatro Sesc Newton Rossi; Jisesc; Sesc Sinfonia Intermezzo, Sesc Festclown, Copa Brasília de Futsal (realização do Sesc-DF em parceria com a Globo), dentre outros.