Perspectivas do envelhecimento

Adelmir Santana, presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) 

A expectativa de vida cresce cada vez mais no Brasil. A nova realidade social reflete os desafios de um País que deixou de ser predominantemente jovem e se consolida por ter uma crescente população idosa. Segundo o IBGE, em 2039 teremos mais idosos do que crianças. Com base nisso, será que poderemos envelhecer com mais saúde? Para responder essa e outras perguntas, o Sesc-DF realizará, nos dias 18 e 19 de outubro, no Edifício Brasília (609 Norte), o 4º Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano: A Diversidade do Envelhecer.

Com um viés científico e de pesquisa, contamos também com a parceria da Universidade de Brasília. Especialistas nacionais e internacionais participarão de palestras e mesas redondas. Esperamos receber 500 pessoas durante os dois dias de atividade. Entre os temas que serão discutidos teremos a oportunidade de ouvir sobre como viver em uma sociedade envelhecida, a participação social do idoso, as diversidades da saúde mental, a prevenção de quedas e muito mais. São temas que precisam pautar a sociedade civil, o governo federal e a iniciativa privada.

O 4º Seminário é resultado de um trabalho longo que o Sesc-DF realiza com a população idosa. Posso dizer ainda que é um reflexo de 15 anos atuando na promoção do bem-estar por meio do Grupo dos Mais Vividos, em que desenvolvemos atividades educativas, sociais e de saúde. São 1,8 mil idosos atendidos em sete unidades espalhadas pelo Distrito Federal. Números e atividades que só reforçam o nosso papel de continuar sendo uma mão estendida para essa população. Significa que o nosso trabalho deve continuar. Significa, ainda, que não basta oferecer serviços, mas que é importante sempre buscar novas soluções para melhor atender. É um seminário que engrandece a instituição e a torna única na capital federal em poder estar presente em todas as vertentes de assistência. Aguardamos a todos profissionais, estudantes, comunidade e especialistas nesse grande encontro que representa o hoje e o amanhã.