Prevenção do câncer

Adelmir Santana, presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde de nossa população, o Sesc-DF não mede esforços na hora de realizar ações de prevenção. E por acreditar nesse princípio, a instituição realiza de forma gratuita exames para o diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero, além de promover atividades educativas. Todas essas ações, que já são sucesso, fazem parte do projeto Sesc Saúde da Mulher que percorre, desde 2017, várias cidades do Distrito Federal. A finalidade é rastrear essas doenças graves dando a oportunidade de acesso à análises de qualidade de maneira rápida e eficiente a todas que necessitam.

O programa oferece exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, e exame preventivo do colo de útero, o Papanicolau, para mulheres entre 25 e 64 anos. Para se ter uma ideia, no último ano, 3.539 exames de mamografia e 3.841 exames preventivos para câncer de colo uterino foram realizados pela unidade móvel, conhecida também como carreta da mulher. Por meio do nosso trabalho, as mulheres têm a possibilidade de descobrir o câncer ainda na fase inicial, aumentando as chances de cura.

Mas não é só isso que o Sesc proporciona. Os nossos mamógrafos são digitais e emitem menos radiação. São imagens mais nítidas e exames seguros. A equipe também é devidamente treinada. É assim que a instituição mostra a sua preocupação. Dessa forma, como presidente do Sesc, sei da importância de se ofertar equipamentos modernos com a estrutura adequada. Por isso, faço aqui um convite, em tom de alerta, para que todas as mulheres que estão nesse grupo de maior incidência façam o exame. Atualmente, a unidade móvel está estacionada na cidade de São Sebastião e fica até o dia 21 de agosto. Procure o nosso serviço e não deixe que uma doença curável cause sofrimentos.