Sesc prorroga inscrições para fórum de artes visuais

O Sesc-DF, em parceria com o Departamento Nacional, está com as inscrições prorrogadas até o dia 21 de julho para a seleção  do projeto “Confluências”, ação cultural de fomento às artes visuais do Sesc. Poderão se inscrever artistas, curadores, gestores, educadores e estudantes de artes visuais, residentes no DF, em Pirenópolis (GO), na Chapada dos Veadeiros (GO), nas cidades do entorno (GO) e no estado de Tocantins. Por meio da convocatória de 2019, serão selecionados 40 agentes culturais, sendo 20 do Distrito Federal e cidades do entorno (GO) e 20 do estado de Tocantins, para compor os fóruns de discussões do Confluências de cada estado.  A seleção dos resultados será no dia 24 e a divulgação dia 26 de julho. A primeira fase do projeto consiste na realização dos fóruns presenciais, com três encontros de 20h, durante o segundo semestre de 2019, totalizando 80 horas, conforme cronograma. Inscreva-se, confira o regulamento e saiba mais sobre o projeto.

Realizado em pelo menos 10 estados no Brasil, o Confluências atua como uma espécie de fórum setorial para as artes visuais no Sesc. O projeto tem impactado positivamente as regiões onde atua, dinamizando as práticas das artes visuais de forma descentralizada, preservando diversidades e singularidades das culturas regionais e convergindo a produção nacional. Durante os encontros imersivos colaborativos, artistas, curadores, críticos, gestores culturais e estudantes de arte reúnem-se com mediadores indicados pelo Sesc, para discussões e a elaboração de um projeto coletivo de ação local. Além dos encontros, o Confluências prevê, como suporte à realização do fórum, oficinas e palestras.


// Sobre o projeto

O objetivo é promover um debate em torno da linguagem a partir de uma visão sistêmica, e também como uma incubadora, por incentivar o desenvolvimento de soluções para as problemáticas apontadas.  Estruturado em encontros presenciais, o Confluências incentiva a produção artística local, promove o debate sobre a cultura e a arte, além de realizar os projetos resultantes de cada edição.Entre os projetos resultantes do fórum que já foram realizados pelo Brasil, estão a organização de catálogos, cooperativas, exposições, seminários e residências artísticas. O projeto também gera informações que auxiliam o Sesc a promover a programação das artes visuais no Brasil, buscando ativar as cenas locais e fortalecer a linguagem no país.


Cronograma

 a) 1º Encontro – 9 a 11 de agosto de 2019

  1. b) 2º Encontro – 13 a 15 de setembro de 2019
  2. c) 3º Encontro – 11 a 13 de outubro de 2019
  3. d) 4º Encontro – 01 a 03 de novembro de 2019

Aos participantes selecionados que residem fora da cidade de realização das atividades, o Sesc oferecerá hospedagem, translado e alimentação.

Sobre as inscrições:

Inscrições até 21 de julho.

Inscreva-se, confira o regulamento e saiba mais sobre o projeto no site:

http://www.sesc.com.br/portal/site/confluencias
Mais informações: confluencias@sesc.com.br