Sesc disponibiliza unidades móveis para a Semana da Saúde do Supremo Tribunal Federal

O cuidado com a saúde ganha cada vez mais importância no ambiente corporativo. As empresas e os gestores já perceberam que proporcionar bem-estar no trabalho é um investimento que traz retornos positivos. O Supremo Tribunal Federal (STF) está ciente disso e realiza anualmente a Semana da Saúde, que este ano vai de 8 a 16 de abril. O Sesc-DF é parceiro do evento, disponibilizando equipamentos como o trailer do OdontoSesc e o ônibus do projeto Passaporte para a Saúde aos colaboradores no período em que a ação acontece. A expectativa é que sejam realizados 180 atendimentos durante a semana.

Segundo a Gerente de Unidades Móveis do Sesc-DF, Quitéria Dantas Lima, a parceria do Sesc com o STF começou em 2004, mas a partir de 2012 passou a ser realizada anualmente. “Nosso primeiro encontro com o STF foi em 2004, depois repetimos em 2008 e 2010. A parceria foi tão boa que há 8 anos realizamos continuamente essas ações”, explica. Com o objetivo de promover a saúde bucal, o Sesc oferece o OdontoSesc, uma unidade móvel para orientações sobre cuidados odontológicos e profilaxia. O serviço odontológico disponibilizado conta com uma equipe especializada e equipamentos modernos além de obedecer às rigorosas normas de biossegurança. Já a unidade móvel do Passaporte para a Saúde oferece a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e educação em saúde, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida. Na oportunidade são realizados exames clínico, nutricional e bioquímico para traçar o perfil de saúde e os hábitos indicadores de qualidade de vida do cliente.

Para a assessora da secretaria de saúde do STF, Cicília Jacó, a realização de uma semana da saúde dentro da organização é uma excelente ferramenta para melhorar a disposição dos colaboradores. “Trata-se de um evento estratégico, com objetivo de promover atividades que informem, esclareçam dúvidas, conscientizem e incentivem o colaborador a cuidar de suas condições físicas e mentais. A parceria do Sesc, por meio das unidades móveis, agregam muito valor a essa semana”, afirma. Cicília destaca ainda que a iniciativa está em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como lema a saúde para todos. “A construção da equidade em saúde exige a contribuição de todos os setores do governo, de todos os segmentos da sociedade em ações organizadas por políticas públicas baseadas em evidências que incidam sobre os determinantes sociais da saúde. O STF está fazendo sua parte e tentando atender aquela fatia de colaboradores que não tem acesso.”, ressalta.

 

Unidades móveis do Sesc no Supremo Tribunal Federal