Sesc e Senac vão entregar nesta terça-feira 30 mil máscaras para serem doadas à população

O Sesc e o Senac no DF se uniram para a produção de 100 mil máscaras de tecido que serão doadas ao Governo do Distrito Federal para distribuir à população em situação de vulnerabilidade social. Já foram feitas 30 mil unidades que serão entregues nesta terça-feira (30), às 9h30, na Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal. As demais 70 mil máscaras estão sendo confeccionadas nas instalações do Senac. O Sesc doou o material. A produção está sendo feita por instrutores dos cursos de Costureiro do Senac-DF e voluntários nas unidades de Sobradinho, do Setor Comercial Sul (Jessé Freire), de Taguatinga Norte, Ceilândia, do Gama e das Ações Móveis da instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, diz que a iniciativa surgiu para garantir a segurança de todos. “Nesse momento de crise, percebemos que o Sesc e o Senac poderiam ajudar na produção de máscaras a serem doadas para quem não tem acesso e assim evitar a disseminação do novo coronavírus. Com a obrigatoriedade do uso, já estamos doando ao GDF parte da nossa contribuição. Sabemos da importância de unir forças para que as pessoas estejam cada vez mais seguras”, reforçou.

O uso de máscaras no Distrito Federal é obrigatório por meio do Decreto n° 40.648 de 23 de abril de 2020, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal. A determinação começou a valer em 30 de abril em todos espaços e vias públicas, transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. A entrada e permanência de pessoas sem a máscara é proibida pelos estabelecimentos. A não utilização de máscaras nos locais determinados acarreta ao infrator penas previstas na lei. Entre as penalidades está multa a partir de R$ 2 mil.