Sobre o Programa Mesa Brasil Sesc

O Programa Mesa Brasil Sesc foi lançado nacionalmente em 24 de fevereiro de 2003. No Distrito Federal, chegou em 9 de junho do mesmo ano. O objetivo principal é criar uma rede nacional contra a fome e o desperdício de alimentos. Com o foco em estabelecer parcerias, arrecadar e distribuir alimentos e realizar ações educativas, o programa contribui a cada ano para a diminuição no desperdício de alimentos, redução da fome e consequentemente para a preservação do meio ambiente.

Para garantir o direito humano à alimentação, o Mesa Brasil Sesc busca doações onde sobram e as entrega onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social. O programa funciona como um elo entre empresas doadoras e entidades receptoras. Estimula a responsabilidade social por meio de uma rede de solidariedade formada por empresários, comerciantes, cooperativas, produtores rurais do DF e entorno e instituições e entidades que abrigam pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade.

O programa Mesa Brasil também ultrapassa o âmbito da arrecadação e distribuição de donativos. Ainda tem como foco a ação educativa permanente que presta orientação e informações nutricionais a quem recebe as contribuições, colaborando, assim, para um melhor aproveitamento da comida.

Números

A ação do programa ocorre por meio de contatos e mobilização das empresas para a doação de gêneros alimentícios e entrega desses donativos às instituições cadastradas no programa. Em 2017, foram arrecadados e distribuídos 730.456 kg de alimentos. Atualmente, o programa conta com 40 empresas doadoras. Ao todo 200 entidades são atendidas com abrangência em 27 Regiões Administrativas do Distrito Federal, beneficiando 64 mil pessoas.

Como doar

Para ser um doador do Mesa Brasil é simples, basta entrar em contato com o programa por meio do e-mail: mesabrasildf@gmail.com; ou pelos telefones: (61) 3217-0214/0212. Após a análise será realizado um cadastro e assinado um termo de compromisso. O programa Mesa Brasil também irá realizar um treinamento com os colaboradores das novas empresas parceiras. Isso tudo para garantir que os alimentos doados sejam separados da forma adequada e estejam apropriados para o consumo. Vale destacar que o Mesa Brasil vai até o local buscar os alimentos doados.