Troca da Bandeira conta com atividades de saúde e lazer do Sesc neste domingo

Todo mês ocorre a Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Neste domingo (2) o Sesc levou atividades recreativas e orientações de saúde para toda a família que veio prestigiar o momento cívico. Esta é a terceira vez que a instituição participa da cerimônia que é fruto de uma parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A Marinha foi a responsável por realizar o hasteamento neste mês de junho.

Para o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, a parceria está sendo bem produtiva. “Mais uma vez o Sesc no Distrito Federal vem auxiliar a Troca da Bandeira. É um evento que começamos neste ano e pretendemos dar continuidade nos próximos anos. Estamos vendo que está crescendo cada vez mais e atraindo público. Entendemos que essa parceria cívica deve se estender para outras áreas do DF”, revelou.

O Sesc levou atividades recreativas como cama elástica, pintura de rosto, mini golfe e tênis, brincadeiras com palhaços e leitura com a unidade móvel do BiblioSesc. A área de saúde deu orientações de higiene bucal, reforçou sobre a campanha de doação de sangue e mediu a pressão arterial.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, agradeceu o apoio do Sistema Fecomércio-DF. “Desde o início da nossa gestão, já no primeiro hasteamento da Bandeira, nós iniciamos esse trabalho no sentido de apresentar à população e convidá-los para participar desse que é um momento de valorização da nossa história. A cada cerimônia a gente resgata esse sentimento de fé no potencial de Brasília para o Brasil e para o mundo. A união com as outras instituições, como a Federação do Comércio, Sesc e Senac, a cada evento fazem com que a gente consiga ampliar a infraestrutura e oferecer condições de entretenimento para as crianças e toda a população”, destacou.

De acordo com o capitão de Corveta da Marinha do Brasil, Renato Canuto, fomentar atividades de civismo é valorizar o País. “Esse é um evento muito importante para a cidade de Brasília porque se reveste das tradições, do amor à pátria e do civismo dos brasileiros para com o seu maior símbolo que é a Bandeira Nacional. O GDF propôs uma parceria com as Forças Armadas para que tornasse esse momento, essa cerimônia da Troca da Bandeira como uma atração de turismo cívico no calendário da cidade de Brasília”, declarou.

A cerimônia contou com a presença de representações diplomáticas. Para o embaixador da Espanha, no Brasil, Fernando García Casas, essa foi uma cerimônia de destaque. “Essa é a minha sexta troca da Bandeira desde que cheguei ao Brasil. É a primeira com a Marinha e fiquei muito impressionado, a melhor das que eu vi. É importante trazer todas essas atividades para as pessoas e ainda mais por ser um domingo”, contou. O embaixador da Alemanha, no Brasil, Georg Witschel, também assistiu à apresentação.