Caminho de Navegação

Notícia

Alunos da academia do Sesc da 913 Sul perderam mais de 80 quilos

'Perder peso, um desafio que pode mudar uma vida. Foi com esse pensamento de superação que um casal que pratica musculação, na academia do Sesc 913 Sul, resolveu mudar seus hábitos. A confeiteira, Carla...'

Publicado em 15/07/2014 21h00 - 1 Atualizado em 16/07/2014 00h00

Perder peso, um desafio que pode mudar uma vida. Foi com esse pensamento de superação que um casal que pratica musculação, na academia do Sesc 913 Sul, resolveu mudar seus hábitos. A confeiteira, Carlas Rejanes Andrades Ribeiro, 43 anos, e o radialista, José Carlos Ribeiro, 49, entraram juntos nessa disputa contra o peso. Depois de dois anos e meio de dedicação, ela contabiliza quase a metade de seu peso e hoje com 65 quilos já pode vestir números bem menores que seu figurino anterior. Já o marido, deixou para trás 35 quilos.

Os resultados de ambos não vieram por meio de cirurgias, mas sim de atividades físicas aliadas a uma alimentação adequada. Carlas chegou a pesar 110kg, e José 145kg. Eles conheceram a estrutura do Sesc ao levarem sua filha nas aulas de natação e balé. Foi lá que incentivados por uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos, resolveram se matricular na academia. Isso porque, no roteiro da excursão teriam que percorrer diversos parques a pé. Por isso, juntos, começaram a praticar a modalidade de hidroginástica em setembro de 2011. “Percebi nos primeiros meses que a minha disposição melhorou, assim como a minha coluna e problemas com tromboses. O grande ânimo veio quando conseguimos, nas férias, visitar todos os parques em Orlando”, revelou o radialista.

Os dois perderam uma média de 10 quilos com as aulas de hidroginástica, mas queriam mais. Carlas explica como foi o processo. “Tive vergonha no começo da atividade, mas percebi que era importante para a minha saúde. Fiquei animada com os meus resultados e do meu marido, e não paramos. Decidimos mudar para musculação. Junto com os meus professores do Sesc e o auxílio de uma nutricionista esportiva perdi mais de 45 quilos. Hoje visto 16 números a menos do que eu usava no meu manequim anterior. José  também exibe a diferença nas roupas. Agora ele usa 12 tamanhos menores do que antigamente”.

O instrutor de hidroginástica Rogério Penha, da unidade do Sesc da 913 Sul, acompanhou o casal durante os primeiros resultados. “Poder participar desse trabalho foi incrível, um mérito dos alunos. Ela e o marido sempre se esforçaram. Procurei conscientizá-los e motivá-los a cada aula.” Para a instrutora da academia, Maristela de Lima Mesquita, o treinamento fez com que ela ganhasse mais massa magra. “Preparamos um treino de musculação com corrida para que eles perdessem gordura. A cada seis semanas eu mudo o circuito e de dois em dois meses realizamos uma avaliação física. Para obter bons resultados, é preciso que os alunos tenham um objetivo e encontrar uma estrutura e profissionais que possam cuidar de perto é fundamental”, relata.

Segundo Carlas Rejanes, o Sesc ajudou a mudar a vida da família. “Todos os dias pela manhã frequentamos, por uma hora e meia, a academia. Os nossos instrutores sempre nos estimulam e dão apoio. Não podemos desistir e ter persistência é primordial. Com muita determinação podemos fazer de cada dia um peso a menos, é uma luta diária em favor da saúde”, destaca.

Academias – No total, oito unidades do Sesc oferecem atividades esportivas: Presidente Dutra (SCS), 504 Sul, 913 Sul, Guará, Ceilândia, Gama, Taguatinga Norte e Sul. Todos os meses, aproximadamente 19 mil alunos participam das atividades. As unidades possuem infraestrutura para a prática de diversas modalidades, com vestiários, equipamentos modernos e professores qualificados. Mais informações: 0800 617 617.

Foto: Cristiano Costa/Sesc-DF

alt