Caminho de Navegação

Educação EduSesc

Alunos e professora da EduSesc serão os primeiros brasileiros em simulação da ONU na República Dominicana

XV Minume vai receber 900 convidados do Sistema Educacional Nacional e Internacional. Evento replica ambiente real de debates nas Nações Unidas

Publicado em 18/07/2024 00h30 - 1 Atualizado em 18/07/2024 17h58
Sesc-DF

Três alunos e uma professora da EduSesc de Taguatinga Norte vão ser os primeiros brasileiros a participar, na República Dominicana, de um encontro que simula debates e negociações de uma reunião real da Organização das Nações Unidas (ONU). O XV Minume vai ser realizado entre os dias 21 e 24 de julho e a despesa com a estadia vai ser paga pelo Ministério da Educação do país caribenho, responsável pelo evento.  

 

A equipe da EduSesc é formada por Eduarda Lima Vilela e Gabriel do Nascimento, ambos da 2ª série do ensino médio, e por Caio Lima da Cruz, da 1ª série do ensino médio. Ao lado da professora de história Riquelle Magalhães, eles embarcam rumo à República Dominicana já no próximo sábado, dia 20.  

 

A poucas horas da viagem, a meta agora é segurar a ansiedade. "Não está fácil para dormir. A gente sempre fica ansioso, pois é um projeto muito grande que o Sesc nos proporcionou a participar", revelou Gabriel.  

 

"Estamos entusiasmados. Somos a primeira delegação brasileira a participar dessa simulação na República Dominicana. É uma oportunidade incrível", comemorou Eduarda.  

 

No país caribenho, durante quatro dias, os estudantes vão atuar como representantes de grandes empresas de tecnologia, buscando soluções consensuais a problemas apresentados e dialogando em inglês. Entre os temas abordados está o impacto da Inteligência Artificial. 

 

Clube de Relações Internacionais da EduSesc 

 

Esse formato do Minume não será uma novidade aos jovens alunos brasilienses. Isso porque eles fazem parte do Clube de Relações Internacionais da EduSesc. O projeto foi criado pela professora Riquelle, em 2023, justamente para qualificar alunos a participarem de debates sobre temas de impacto global, política internacional e geopolítica. 

 

"Esse evento desperta não só a autonomia nesses estudantes, mas também o protagonismo. Eles estão debatendo assuntos globais, assumindo posicionamentos. Então é um projeto que agrega muito na questão de amadurecimento, trabalho em equipe e resolução de problemas", defende a professora Riquelle.  

 

Essa experiência prática faz parte da metodologia de ensino adotada pela EduSesc. Os alunos agradecem. "É incrível o tanto que o Sesc proporciona   possibilidades de agregar ao nosso currículo, como as Olimpíadas, projetos de extensões e essa simulação. É muito importante a quantidade de oportunidades que a escola nos oferece", afirma o estudante Caio Lima.  

 

O convite para participar do Minume surgiu quando uma servidora do Ministério da Educação da República Dominicana tomou conhecimento do Clube de Relações Internacionais da EduSesc. Ela matinha contato com a professora Riquelle desde 2022, quando as duas participaram do Fórum Mundial de Direitos Humanos, na Argentina.  

 

Minume  

 

O Modelo Internacional das Nações Unidas do Ministério da Educação (Minume) é um espaço de oportunidades que abre aos jovens a formação, aprendizagem e fortalecimento da sua liderança, bem como da sua capacidade de encontrar soluções para os principais problemas nacionais e internacionais.  

 

Em sua décima quinta edição, o Minume  vai reunir cerca de 900 convidados do Sistema Educacional Nacional e Internacional. Desde 2006, mais de 10 mil jovens de países como Argentina, Estados Unidos, Haiti, Honduras, Panamá, México e Venezuela participaram da simulação.  

Galeria de imagens