Caminho de Navegação

Notícia

Estagiários do Sesc-DF criam projetos com experiências de trabalho e sugestões para a instituição

'Porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é considerado parte importante da graduação, oportunidade de colocar em prática aquilo que se aprende em sala de aula. Com esse pensamento, o Sesc...'

Publicado em 30/10/2017 22h00 - 1 Atualizado em 31/10/2017 00h00

Porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é considerado parte importante da graduação, oportunidade de colocar em prática aquilo que se aprende em sala de aula. Com esse pensamento, o Sesc-DF promoveu nesta terça-feira (31), na unidade do Setor Comercial Sul (Presidente Dutra), o 1º Encontro do Conhecimento dos Estagiários. O  seminário teve por objetivo mostrar como é o ofício na área escolhida. Além disso, os estagiários realizaram apresentações com relatos da experiência vivida durante o período de trabalho no Sesc.

Apresentações orais e com banners, com a participação de bancas avaliadoras formadas por funcionários da instituição, foram realizadas com o intuito de transmitir aos estagiários algumas temáticas relacionadas ao estágio como: contribuir com sugestões vivenciadas durante o período de estágio, compreensão de como o estagiário estará apto ao mercado de trabalho, além de relatos da experiência durante o Programa de Estágio do Sesc-DF.

Segundo a chefe do Núcleo de Estágio do Sesc-DF, Rosa Helena de Oliveira, o seminário do conhecimento ajudou a fortalecer a integração dos estagiários (entre eles) e permitiu um melhor conhecimento sobre o que eles aprenderam e descobriram durante o estágio. “Nossa proposta foi para que os estagiários tivessem a oportunidade de realizar uma espécie de contribuição para a instituição por meio desse encontro científico. Nos projetos, os estagiários apresentam algo que beneficiou e pode beneficiar o Sesc-DF. Os melhores projetos serão selecionados para o Departamento Nacional do Sesc”, explicou Rosa.

// Avaliações

O estágio serve como um aprendizado. Isso porque, além de ser a chance de descobrir o que se quer fazer como profissional pode também ser a oportunidade de concluir justamente o contrário: o que não se quer fazer da carreira. Seguindo este pensamento, a coordenadora dos serviços odontológicos do Sesc-DF, Simone Gomes, avaliou que a proposta de realizar um seminário com apresentações de experiências dos estagiários pode ser a oportunidade de colaborar na formação profissional. “O Encontro serviu como uma diversidade de conhecimentos. Com este seminário, os estagiários puderam criar uma conexão entre si, além de conhecer as áreas que os outros estagiários atuam dentro do Sesc, aumentando assim sua bagagem”, disse Simone.

Para a Ádila Vieira, estagiária de pedagogia na unidade de Ceilândia, além do conhecimento técnico, a experiência em um estágio também é comportamental. O aluno muitas vezes tem capacidade de exercer as funções, mas precisa aprender como se relacionar com os colegas, com o chefe, e descobrir o que pode acrescentar à empresa. “Além de conhecer outras áreas do Sesc, a gente aprende a crescer no dia a dia perdendo o medo e compartilhando o que aprendemos. Pude adquirir bastante conteúdo para planejar e efetivar meu futuro estágio. A dinâmica da apresentação colaborou muito para solucionar algumas das minhas dúvidas”, disse Ádila. Durante o seminário, ela apresentou o projeto Letrar Para Além da Alfabetização. “Queria passar que educar não é apenas ler e escrever. É preciso ensinar a problematizar e interpretar”, defendeu Ádila.