Caminho de Navegação

Notícia

Exposição de arte mexicana na 504 Sul

'Para divulgar mais a cultura mexicana, o Sesc em parceria com a Embaixada do México no Brasil e em colaboração com o Governo do Estado de Chiapas, traz a exposição de pintura Suasnávar – A Impressão de...'

Publicado em 31/08/2015 21h00 - 1 Atualizado em 01/09/2015 00h00

Para divulgar mais a cultura mexicana, o Sesc em parceria com a Embaixada do México no Brasil e em colaboração com o Governo do Estado de Chiapas, traz a exposição de pintura Suasnávar – A Impressão de um Olhar, do artista mexicano Manuel Suasnávar. A exposição está aberta para o público até o dia 11 de setembro no Espaço Ary Barroso, localizado na unidade do Sesc da 504 Sul. A entrada é franca.

A coordenadora de ações culturais do Sesc-DF, Juliana Valadares, ressalta a importância da parceria com a embaixada. “O Sesc promove diariamente a cultura no Distrito Federal e é uma honra poder manter parcerias com representações de outros países como maneira de fomentar cada vez mais a cultura e trazer conhecimento. A parceria com a Embaixada do México possibilita o desenvolvimento de mais ações que beneficiam a população”, ressalta.

O conselheiro de Assuntos Culturais da representação diplomática, Guillermo Palacios, elogia os espaços oferecidos pelo Sesc. “A Embaixada do México considera a parceria com o Sesc um dos seus instrumentos mais preciosos para levar adiante seus projetos culturais. Os espaços oferecidos pela instituição são perfeitos para o que a Embaixada precisa, tanto os locais expositivos quanto os destinados a teatro e dança. O objetivo da exposição é procurar aproximações e pontes entre ambos os países, que se reconhecem profundamente nas suas manifestações culturais”, apontou.

A cultura mexicana reflete as influências hispânicas e as tradições herdadas pela antiga civilização indígena, os Astecas. Nas artes plásticas podemos ver retratos das memórias expressadas pelo contraste de cores intensas e por trazer em algumas obras as celebrações, como o conhecido Dia dos Mortos, representado por caveiras. No trabalho de Suasnávar, composto por 12 obras de grande dimensão, é possível ver esses registros traduzidos de forma humorada, lúdica, lírica e por vezes dramática e cruel.

Sobre o artista – Manuel Suasnávar nasceu na cidade do México em 1946 e formou-se na Escola Nacional de Artes Plásticas da Universidade Nacional Autônoma do México. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1977 e até o momento já realizou mais de 20 exposições, além da participação em mais de 200 mostras coletivas no México e no exterior, como na Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Suasnávar – “A impressão de um olhar”
Inauguração: 25/8 às 19h
Visitação: 26/8 a 11/9
Segunda a sexta-feira: das 10h às 20h
Sábados e domingos: das 10h às 18h
Local: Sesc 504 Sul
Entrada franca