Caminho de Navegação

Notícia

Sesc da 504 sul promove a primeira exposição sobre grafite das unidades

'O jovem talento brasiliense Thales Fernando, 26 anos e conhecido como POMB, é um artista e ilustrador autodidata. Sua primeira incursão no grafite foi em 2002 e segue sendo seu principal meio de expres...'

Publicado em 09/06/2015 21h00 - 1 Atualizado em 10/06/2015 00h00

O jovem talento brasiliense Thales Fernando, 26 anos e conhecido como POMB, é um artista e ilustrador autodidata. Sua primeira incursão no grafite foi em 2002 e segue sendo seu principal meio de expressão, com intervenções espalhadas por cidades brasileiras, além de Buenos Aires e Barcelona. O artista trabalha, também, com as técnicas de murais, aquarela, gravuras e esculturas.

Estudante de Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB) morou um ano em Barcelona, por meio de graduação sanduíche e em 2014 realizou sua primeira exposição internacional, com pinturas em tela, na cidade. A partir daí ficou mais conhecido e quando retornou para Brasília seu trabalho despontou. “Meu objetivo é espalhar minha visão do mundo com formas e cores pelas ruas por onde passo, com o grafite como essência”.

Grafite no Sesc

No dia 08 de junho aconteceu uma vernissage de lançamento da exposição “Sobre o infinito e outras coisas”, no Sesc da 504 sul. A expectativa, segundo o técnico de cultura da unidade, Marco Nogueira, era aproximar o público das artes visuais. “Queremos contribuir para o cenário das exposições do DF. Assim, valorizamos a cultura, a cidadania, a produção dos artistas e a criatividade”, destaca.

Para Pomb, a ideia é a mesma – levar a arte da rua para as pessoas conhecerem. “Em um país como o Brasil, muito rico em música, teatro e todos os tipos de arte, as pessoas deveriam olhar mais para produção artística que existe na própria cidade e valorizar esse tipo de ação, já que ainda falta muito incentivo do governo para esse setor”.

A mostra apresentada no Sesc reúne 20 obras em técnicas que misturam acrílica, pastel, marcador e o grafite – gênero que introduziu o artista no universo da arte urbana. “Para a exposição vou trabalhar com o grafite aplicado em madeira, mas no dia a dia continuo com manifestações artísticas nas ruas, que é a essência desse movimento”.

Das músicas que escuta, até os filmes que assiste, o artista acredita que sua arte não é algo pontual, e sim uma corrente de acontecimentos e experiências. Suas inspirações englobam, basicamente, tudo que está à sua volta. “Desde pequeno sentia uma necessidade de me expressar por meio de rabiscos e desenhos, e nunca me permiti parar com esse processo criativo e ilimitado de criança. A arte pra mim tem esse lado lúdico e utópico”, conclui.

 

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO “SOBRE O INFINITO E OUTRAS COISAS”

Visitação: 09 a 30 de junho, de segunda à sexta, das 08 às 18 horas
Local: Sesc 504 sul
Classificação indicativa: livre
Informações:(61) 3217-9119
Todas as obras expostas estarão à venda.