Caminho de Navegação

Notícia

Sesc fecha parceria com Defensoria Pública e realiza ação com instituições atendidas pelo Mesa Brasil

' O Sesc-DF firmou na tarde desta quarta-feira (18) um termo de cooperação com a Defensoria Pública do Distrito Federal com o intuito de promover ações educativas sobre os direitos e deveres do cidadão...'

Publicado em 17/09/2019 21h00 - 1 Atualizado em 18/09/2019 00h00

O Sesc-DF firmou na tarde desta quarta-feira (18) um termo de cooperação com a Defensoria Pública do Distrito Federal com o intuito de promover ações educativas sobre os direitos e deveres do cidadão. O termo prevê ainda a promoção de diversas ações para facilitar o acesso das pessoas à Defensoria Pública.

A primeira atividade fruto da parceria ocorreu nesta quarta-feira, no Teatro Sesc Garagem, com o tema “Dialogando com a Defensoria Pública do Distrito Federal: direitos e deveres do cidadão junto às entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil”. O diretor do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, ressaltou que a parceria entre o Mesa Brasil e a Defensoria levará informação para as entidades do programa, além de aproximar a população dos serviços oferecidos pelo órgão público. “Mais uma parceria fruto do novo modelo de gestão do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia. Nosso objetivo em promover essa parceria entre Mesa Brasil e Defensoria Pública é prover para as entidades parceiras mais do que só alimento. Vamos prover informação e com isso auxiliar ainda mais essas instituições”, disse Marco Tulio.

Palestrante: Evenin Avila ( Defensor Público do Distrito Federal )

Além de informar, a ação educativa com as entidades cadastradas no Mesa Brasil servirão para prevenir possíveis situações de fraudes ou erro. O embaixador do Mesa Brasil DF, Sebastião Abritta, explicou que a ideia é aproximar as pessoas da Defensoria Pública para que se tenha acesso a informações corretas e transparentes. “Nosso objetivo de trazer a Defensoria Pública pra perto das entidades é dar condições para que as instituições saibam lidar com os problemas. Aumentamos o numero de doadores pra ter uma maior arrecadação. Mas, entendo que a iniciativa de levar informação do que se deve ou não fazer para todos os cidadãos faz com que nós tenhamos dado o pontapé para melhorar o mundo. E todo esse trabalho precisa ser preventivo. Precisamos passar a informação correta para evitar o problema que possivelmente possa surgir. Com isso criaremos uma grande corrente do bem”, disse Abritta.   

Durante o evento, a Defensoria Pública disponibilizou também algumas vagas para o 1º Curso de Capacitação de Defensores e Defensoras Populares do Distrito Federal. A exclusividade de vagas para as instituições que são cadastradas no Mesa Brasil é fruto da parceria. As aulas serão ministradas nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro, no horário das 19h às 21h, por professores da Universidade de Brasília (UnB) e defensores públicos do DF. O curso ocorrerá no auditório da Escola de Assistência Jurídica (Easjur). Qualquer pessoa que seja residente no DF e que tenha renda mensal de até cinco salários mínimos poderá se inscrever, até o dia 10 de outubro. A ideia é capacitar os principais líderes das comunidades do DF por meio da oferta de conhecimento jurídico básico.