Caminho de Navegação

Notícia

Bailarina do Sesc realiza sonho de conhecer o balé de Kiev

'Nesta sexta-feira (01), o Balé Solidário, projeto promovido pela companhia ucraniana Kiev Ballet, se apresentou gratuitamente para estudantes de escolas públicas do DF e para população com baixa renda,...'

Publicado em 31/08/2017 21h00 - 1 Atualizado em 01/09/2017 00h00

Nesta sexta-feira (01), o Balé Solidário, projeto promovido pela companhia ucraniana Kiev Ballet, se apresentou gratuitamente para estudantes de escolas públicas do DF e para população com baixa renda, no Centro Cultural Taguaparque. Uma das escolhidas para assistir ao espetáculo foi a aluna de balé do Sesc, Joycianne Gleyce, de 10 anos. Dançando desde março deste ano, mas com destaque surpreendente, a bailarina do Sesc foi uma das 12 pré-selecionadas dentre os 200 candidatos para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville – a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

Joycianne se emocionou com a apresentação, que foi um compilado de duas montagens do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky: “O Lago dos Cisnes” (1876) e “A Bela Adormecida” (1888). Após o espetáculo ela conheceu parte dos bailarinos da companhia. “Fiquei encantada com a leveza e com cada detalhe da coreografia. Ter essa oportunidade fortaleceu ainda mais a minha vontade de ser bailarina profissional. Eu vou continuar me dedicando muito até realizar esse sonho”, contou.

Os bailarinos do Kiev se apresentaram durante uma hora, com 16 atos no total, para uma plateia de 500 crianças e adolescentes. O projeto Balé Solidário não tem fins lucrativos e visa a oferecer acesso à cultura, à educação musical e à dança para crianças e adolescentes. A iniciativa se tornou viável por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal.

Com origem e sede no Teatro de Ópera da Ucrânia, o Kiev Ballet é uma renomada companhia de balé que celebra 150 anos de existência em 2017. O Kiev Ballet é consagrado como uma das maiores companhias de dança do mundo. Entre as principais menções e reconhecimentos ao grupo, está a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança.