Caminho de Navegação

Notícia

Carreta da Mulher chega a Taguatinga Sul com exames gratuitos de mamografia e papanicolau

' A prevenção é uma forma importante de combate a doenças como câncer de mama e de colo do útero. Por isso, o projeto Sesc Saúde da Mulher já está com agenda aberta para os atendimentos gratuitos e açõ...'

Publicado em 03/02/2020 22h00 - 1 Atualizado em 04/02/2020 00h00

A prevenção é uma forma importante de combate a doenças como câncer de mama e de colo do útero. Por isso, o projeto Sesc Saúde da Mulher já está com agenda aberta para os atendimentos gratuitos e ações educativas em 2020. Entre os dias 4 de fevereiro e 27 de março, a carreta da mulher ficará estacionada no Sesc de Taguatinga Sul, onde serão oferecidos exames de mamografia e papanicolau (citopatológico preventivo). Podem buscar uma vaga para a mamografia, mulheres de 50 a 69 anos, maiores de 35 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou com solicitação médica. Para o citopatológico, mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são agendados, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h50, na Unidade Sesc Taguatinga Sul. São distribuídas, diariamente, 50 senhas. O agendamento consiste em um atendimento de pré-consulta, onde a mulher responderá um questionário com seus dados pessoais e poderá escolher o melhor horário para realizar o exame. Para agendar, é necessário documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência com CEP.

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto realizou, no ano passado, 3.175 exames de mamografia, 3.399 exames de citopatológico e teve um público participante de 5.702 pessoas em atividades de educação. A meta somente para a unidade de Taguatinga Sul é de que sejam realizadas 662 mamografias, 1.120 exames de citopatológicos, além de um público de 1.200 pessoas em ações de educação em saúde.

A coordenadora dos Serviços Médicos e Educação em Saúde, Lucce Lopes de Mello, explica que o projeto Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica da instituição à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país, além de representar um apoio importante ao  Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde. “A sistematização e o aperfeiçoamento deste trabalho se dá pela ideia de facilitar o acesso aos exames de rastreamento de forma itinerante percorrendo nossa capital. Os serviços variam entre ações educacionais por equipes treinadas e do encaminhamento para a rede de saúde quando se verifica a necessidade do atendimento àquelas mulheres que apresentaram potenciais agravos em seus resultados”, explica Lucce.

A carreta passou a funcionar após experiências que obtiveram êxito do Sesc, como as unidades móveis de Odontologia distribuídas por vários estados.  “Nosso princípio norteador é o fortalecimento e a contribuição para a melhoria das redes locais de saúde, com vistas à acessibilidade e ampliação da cobertura no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer”, ressalta Lucce.