Caminho de Navegação

Notícia

Exposição Brasília, a Cidade que Inventei homenageia os 115 anos de Lúcio Costa

'O urbanista Lúcio Costa, um dos criadores de Brasília, será homenageado na mostra “Brasília, a Cidade que Inventei”. A exposição foi aberta na quarta-feira (5), na unidade do Sesc na 504 Sul e permanec...'

Publicado em 06/04/2017 21h00 - 1 Atualizado em 07/04/2017 00h00

O urbanista Lúcio Costa, um dos criadores de Brasília, será homenageado na mostra “Brasília, a Cidade que Inventei”. A exposição foi aberta na quarta-feira (5), na unidade do Sesc na 504 Sul e permanece aberta para visitação, das 8h às 21h. São painéis temáticos que percorrerão as unidades do Serviço Social do Comércio durante todo o ano, com traços embrionários do Plano Piloto, frases e imagens dos primórdios da cidade que Lúcio Costa esboçou com simplicidade e criatividade. A iniciativa é uma parceria do Sesc com a Secretaria de Cultura do DF.

Entre as fotografias expostas, estão algumas que mostram a demarcação do local onde seria a Praça dos Três Poderes, o início da abertura do Eixo Monumental e outras vias de Brasília. O presidente do Sesc, Adelmir Santana, participou da abertura da exposição. Para Adelmir, a mostra remonta a ideia de uma viagem no tempo contando a história de Brasília desde a sua origem até a sua efetiva consolidação.

“Lúcio Costa foi uma das pessoas que tornaram o sonho de Brasília realidade. Essa exposição remonta a história com uma riqueza de informações e imagens. É uma retrospectiva dos monumentos que contribuíram para a interiorização da capital. Para quem não conhece toda a trajetória de Brasília, será uma grande oportunidade de ver como a ideia da construção da cidade atravessou gerações”, diz Adelmir.

 

Lúcio Costa

Lúcio Marçal Ribeiro Lima Costa, nasceu em 27 de fevereiro de 1902, em Toulon, na França. Pioneiro da arquitetura moderna no Brasil, Lúcio, ficou mundialmente conhecido pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Em 1957, ao ser lançado o concurso para a nova capital do País, Lúcio Costa enviou ideia para um anteprojeto, contrariando algumas normas do concurso. Mesmo assim, venceu por quase unanimidade. É reconhecido como autor de grande parte dos prédios públicos do DF, como a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios, além dos blocos residenciais em pilotis sobre grandes áreas verdes. Lúcio Costa morreu aos 96 anos, no dia 13 de junho de 1998 na cidade do Rio de Janeiro.

 

Mostra “Brasília, a Cidade que Inventei

Local: Sesc Estação 504 sul

Horário de visitação: 8h às 21h

Entrada gratuita