Caminho de Navegação

Notícia

Fórum debate os direitos da pessoa idosa no Sesc de Taguatinga Norte

'Foi realizado na tarde desta quarta-feira (19), no Sesc Taguatinga Norte, o II Fórum de Debates sobre Violência contra Pessoa Idosa. O tema central do evento foi Ausência também é violência. Especialis...'

Publicado em 19/06/2019 21h00 - 1 Atualizado em 20/06/2019 00h00

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (19), no Sesc Taguatinga Norte, o II Fórum de Debates sobre Violência contra Pessoa Idosa. O tema central do evento foi Ausência também é violência. Especialistas das áreas de gerontologia, direito, serviço social e fisioterapia debateram sobre políticas públicas, redes de apoio social e como envelhecer de forma saudável.

O assistente social e especialista em gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Vicente de Paula Faleiros, abriu a palestra principal e destacou que a ausência é um tipo de violência contra os idosos. “É necessário suporte da sociedade e do Estado para dar diversidade de alternativas para um envelhecimento saudável. A falta da presença de apoio é uma forma de violência”, afirmou.

Em seguida, o Fórum recebeu para uma mesa redonda o professor e assistente social da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Thiago Brandão, o membro da atual diretoria da SBGG, Hudson Azevedo Pinheiro, a subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal, Cristina Cândida, o secretário Nacional de Promoção, Defesa e Direito da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho da Costa. Foram debatidos diversos assuntos, como: maior participação da sociedade na cobrança pela realização de políticas públicas; o papel de protagonismo do idoso; mais serviços de proteção da pessoa idosa; realização de campanhas educativas para as famílias; e a perspectiva de prevenir a ocorrência da prática da negligência.

Durante o evento, a coordenadora e juíza de direto da Central Judicial do Idoso (CJI), Monize da Silva Freitas, lançou a cartilha Pessoa Idosa – direitos, dicas e informações. A CJI é uma rede de serviços criado por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Defensoria Pública do Distrito Federal. A 2ª vice-presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, também esteve presente no evento.