Caminho de Navegação

Notícia

Mesa Brasil Sesc-DF recebe 2 mil quilos de feijão da Companhia Nacional de Abastecimento e beneficia mais de 5 mil pessoas

'​​Em uma solenidade realizada nesta sexta-feira (28), na Unidade Armazenadora da Conab em Brasília, o Sesc-DF recebeu a doação de mais de 2 mil quilos de feijão. A contribuição foi feita Companhi...'

Publicado em 30/08/2020 21h00 - 1 Atualizado em 31/08/2020 00h00

​​

Em uma solenidade realizada nesta sexta-feira (28), na Unidade Armazenadora da Conab em Brasília, o  Sesc-DF recebeu a doação de mais de 2 mil quilos de feijão. A contribuição foi feita Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e toda a doação será repassada ao programa de combate à fome e desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc no Distrito Federal. Estiveram presentes representando o Sesc-DF o diretor regional, Marco Túlio Chaparro, a diretora de Programas Sociais, Nina Fontes e a coordenadora do programa no DF, Lucimar Santos.
 
Na solenidade de entrega do alimento, o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, destacou que o programa Mesa Brasil é um instrumento para levar o alimento às​ pessoas com fome e que as ações implementadas pelo Sesc-DF desde o início da pandemia, como o Programa Fome de Música, estão efetivamente mobilizando a sociedade. “Está sendo muito positivo esse tipo de ação, nós entendemos que no futuro as pessoas vão doar mais porque estão sentindo e estão sendo tocadas. Não tem como não ajudar”, declarou o diretor regional do Sesc no Distrito Federal.
 
Com a doação realizada pela Conab, de 2.014Kg do alimento, o programa Mesa Brasil vai beneficiar 5.494 pessoas assistidas por 32 instituições cadastradas no Mesa. Após a solenidade, a carga com as sacas de feijão doadas foi levada da Unidade Armazenadora da Conab em Brasília para o galpão do banco de alimentos do Mesa Brasil Sesc-DF.
 
A tesoureira da Comunidade Terapêutica Esperança, Nilvana Gonçalves de Almeida, esteve no galpão do banco de alimentos para receber a doação do feijão, ela conta que o alimento fará parte da alimentação básica de 30 homens internos, em situação de rua, por pelo menos um mês. “A gente vive de doação, usamos mais de 20 kg por semana, foi uma alegria ser contemplada com o feijão, um alívio”, desabafa a representante da instituição beneficiária. Já o monitor do Instituto Crescer, Bruno Cézar Santos, que também coordena um trabalho social com homens que enfrentam a dependência de drogas, explica que o alimento atenderá mais de 100 pessoas, de 4 unidades do Instituto. “São 4 unidades e essa doação ajudará a manter as dezenas de refeições diárias”, conta.
 
A enfermeira técnica da Recuperação das Mulheres de Deus, Rejane Teixeira Rosa, relata que o feijão recebido pela Conab através do programa Mesa Brasil vai alimentar 30 mulheres, também em situação de rua e dependentes químicas, e que a parceria com o programa desde o início da pandemia impediu que as portas do local fechassem. “Retiramos mulheres das ruas para serem restituídas, o acompanhamento dessas mulheres dura nove meses e oferecemos cinco refeições diárias. Esse feijão vai ser muito importante porque muitos fornecedores e doadores não estão mais doando, agradeço muito ao Mesa Brasil porque se hoje a casa está aberta, é graças ao Sesc”, declara.
 
Segundo informações do Programa Mesa Brasil no período de março a agosto deste ano foram quase mil toneladas quilos de alimentos distribuídos, 301 instituições atendidas e mais de 64 mil pessoas foram beneficiadas. A parceria do Mesa com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) permitiu a distribuição de cerca de 90 mil quilos de alimentos, 182 instituições atendidas e mais de 31 mil pessoas beneficiadas.​