Caminho de Navegação

Notícia

Musicalidade típica do Nordeste marcará 20 anos do projeto Sonora Brasil

'O Projeto Sonora Brasil completa, este ano, duas décadas de circulação pelo país. Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance d...'

Publicado em 25/06/2018 21h00 - 1 Atualizado em 26/06/2018 00h00

O Projeto Sonora Brasil completa, este ano, duas décadas de circulação pelo país. Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. Em Brasília, o projeto ocorrerá entre os dias 6 e 9 de agosto. As apresentações serão realizadas na área externa em frente à unidade Sesc Presidente Dutra (Setor Comercial Sul), sempre às 12h30. A entrada é franca.  Veja a programação completa.

Considerado o maior evento de circulação musical do País, a 20ª edição do projeto vai passar, neste ano, por 97 cidades, somando um total de 372 concertos pelo País. O Sonora Brasil tem como um de seus objetivos difundir o trabalho de artistas que produzem obras não comerciais. O tema ‘Na pisada dos cocos’ circulará pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro com os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e Cocode Tebei (PE). Os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa.

O tema ‘Bandas de Música: formações e repertórios’ seguirá pelos estados das regiões Norte e Nordeste. Quatro formações distintas de bandas foram selecionadas: três representando os grupos tradicionais de ruas e praças e uma representando o segmento da música de concerto, com repertório inspirado na sonoridade das bandas. São eles: Corporação Musical Cemadipe (GO), Banda Manauense (AM), Sociedade Musical União Josefense (SC) e Quinteto de Metais da UFBA (BA).

Vale lembrar que no ano passado, o projeto recebeu também a etapa ‘Bandas de Música: formações e repertórios’.

Sonora Brasil em Brasília

06/08 – 12h30 – Coco do Iguape (CE)

07/08 – 12h30 – Coco de Zambê (RN)

08/08- 12h30 – Samba de Pareia da Nussuca (SE)

09/08- 12h30 – Coco de Tebei (PE)

Sempre entrada Franca.

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Silvio Barbato (Edifício Presidente Dutra, Quadra 2, Bloco C, Setor Comercial Sul)

Classificação indicativa: livre