Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF promove live sobre a eficiência da comunicação com técnicas do método da Comunicação Não Violenta(CNV) nesta terça(3)

'​​​​​​Eliminar mal-entendidos, ter clareza e assertividade na hora de transmitir ou receber uma informação, estabelecer os melhores diálogos e relacionamentos, resolver conflitos e aproximar as pessoas...'

Publicado em 02/11/2020 22h00 - 1 Atualizado em 03/11/2020 00h00

​​​​​​

Eliminar mal-entendidos, ter clareza e assertividade na hora de transmitir ou receber uma informação, estabelecer os melhores diálogos e relacionamentos, resolver conflitos e aproximar as pessoas.  Essas são propostas da  metodologia comunicacional da Comunicação Não Violenta (CNV) desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. O processo de comunicação é voltado para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. E para debater este tema o Sesc-DF vai transmitir a live ‘Comunicação não violenta: como melhorar a forma de nos comunicarmos’, será nesta  terça-feira (3), a partir das 17h, pelo canal do youtube do Sesc-DF.

Durante a live, a assistente social do Sesc-DF, Thayane Duarte Queiroz, vai receber a especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Pública e estudiosa da CNV, Mônica Martins de Castilho Costa. A convidada fala que a conversa vai ter muita orientação e dicas gerais sobre as habilidades de falar e ouvir para facilitar interações com mais respeito, atenção e empatia. “Estabelecer um diálogo com uma linguagem da amorosidade, da aproximação, pra enriquecer a vida, sem julgamentos ou culpa, mas voltada para as necessidades humanas de apoio, amor, alegria, segurança”, explica.

Ao transmitir uma mensagem, uma reclamação, por exemplo, de forma mais assertiva, a pessoa deve voltar o foco para si e não para culpar o outro. Então primeiro deve observar o fato, e com isso falar como se sente com aquela atitude e a partir daí realizar um pedido empático: ‘Filho, você esqueceu as portas abertas, quando isso acontece me sinto inseguro e desprotegido, em perigo. Ao sair você pode manter as portas fechadas?”, exemplifica a palestrante.

Live Comunicação não violenta: como melhorar a forma de nos comunicarmos
Dia: 03 de novembro, terça-feira
Horário: 17h
Transmissão pelo youtube do Sesc-DF​​