Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF realiza projeto de incentivo ao empreendedorismo e geração de renda com mulheres da Estrutural

'​​O Sesc-DF promoveu a primeira oficina de qualificação do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas, na tarde de quarta-feira (11), com moradoras da Região Administrativa da Cidade Estrutural. Um grupo...'

Publicado em 11/11/2020 22h00 - 1 Atualizado em 12/11/2020 00h00

​​IMG_5396.jpg

O Sesc-DF promoveu a primeira oficina de qualificação do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas, na tarde de quarta-feira (11), com moradoras da Região Administrativa da Cidade Estrutural. Um grupo com 15 mulheres, entre elas pessoas que nunca tiveram experiência com corte e costura, participaram da oficina que aconteceu na ONG Fênix Brasil. Idealizado a partir do subsídio financeiro do Departamento Nacional do Sesc, o projeto de geração de renda destinou 200 metros de tecido e materiais entre elásticos, linhas e embalagens plásticas,  que servirão de matéria-prima para a produção de máscaras caseiras e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ao grupo de mulheres da Estrutural.

IMG_5476.jpgEm um clima de bate-papo, acolhimento e descontração, as mulheres foram orientadas pela equipe da área de Assistência do Sesc-DF que abordou o tema Papeis de Gênero e Direitos Sociais. Segundo a assistente de coordenação da área de Assistência Social do Sesc-DF, Roslilane do Santos, o projeto não se limita ao aprendizado do ofício da costura, mas amplia a proposta levantando entre as mulheres assuntos que reforçam os seus interesses e direitos. “Discutimos como a mulher é representada socialmente, a possibilidade de poder empreender, sair dos papéis determinados socialmente, ser ativa na sociedade, começar o próprio negócio e transformar a sua vida”, explica.

IMG_5489.jpgDentro do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas, 70% de tudo que for produzido pelas costureiras serão delas para a venda e geração de renda, e os demais 30% da produção de máscaras retornarão para o Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) do Sesc-DF. De acordo com a assistente de coordenação de Assistência do Sesc-DF, as mulheres receberam o projeto com muito entusiasmo. “Elas adoraram, ficaram muito empolgadas, contaram suas histórias e disseram que é realmente uma oportunidade de aprender a costurar, começando pela produção de máscaras, mas com a perspectiva de poder expandir a partir dessa primeira experiência de aprendizado com as máquinas de costura”, afirma. 
 
IMG_5399.jpgA diarista Maria Souza é uma das alunas do projeto. Ela conta que está desempregada e a oportunidade de se tornar aprendiz e receber a matéria-prima para a costura das máscaras foi muito importante, já que não teria condições de comprar o material agora. “É uma grande oportunidade, um grande incentivo, porque com a pandemia fiquei parada, não tive mais trabalho. Poder vender essas máscaras significa muito, vou aprender a costurar e ainda tirar um dinheiro pro meu sustento. É muito bom”, comemora Maria.

Já para a artesã e costureira Eliete Alves de Loiola, moradora da Estrutural há mais de 20 anos,  a participação no projeto trouxe para ela a satisfação em poder  compartilhar o que aprendeu ainda na adolescência com sua mãe: arte de criar e costurar. “Sempre tirei o meu sustento do artesanato, é o que sei fazer, não sei fazer outra coisa. Eu achei o projeto do Sesc maravilhoso, é um incentivo pra gente, porque não temos condições financeiras de comprar matéria-prima e vender”,  explica a artesã.

IMG_5433.jpgO projeto fornece qualificação e prepara as costureiras capacitando por meio das oficinas de aprendizagem. O cronograma de oficinas vai promover três temáticas dos dias 9 a 26 de novembro: o Empreendedorismo para dar noções e técnicas de vendas, com orientações para os negócios como, por exemplo, a precificação; o Empoderamento Feminino também voltado para o posicionamento digital, com orientações das vendas nas redes sociais, fotografia e apresentação atrativa dos produtos; e por último, Direitos Sociais e Autoestima que será realizada pelos assistentes sociais e psicólogos  da coordenação de Assistência do Sesc-DF. “Abordamos também orientações em relação a violência contra a mulher, onde podem encontrar ajuda, os canais que podem buscar, onde podem encontrar uma rede de apoio e como podem sair de uma situação  de violência”, informa a assistente de coordenação de Assistência do Sesc-DF.

Cronograma das Oficinas do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas

11 de novembro: FÊNIX, Quadra 03 Conj 02 Cs 05 – Setor Leste – Cidade Estrutural – Empreendedorismo
12 de novembro:  FEHSOLNA, SHSN Av. P1 Chácara 160 Lote 01 - Sol Nascente – Empreendedorismo
18 de novembro: ABRA/FÊNIX, Teatro 504 Sul.- Emponderamento e dicas de venda em mídias sociais
19 de novembro: FEHSOLNA, Auditório Sesc Ceilândia, - Emponderamento e dicas de venda em mídias sociais
23 de novembro: ABRA, Instituição/Samambaia - Autoestima e direitos sociais
25 de novembro:  FÊNIX, Instituição/Estrutural - Autoestima e direitos sociais
26 de novembro:  FEHSOLNA, Instituição/Sol Nascente - Autoestima e direitos sociais