Caminho de Navegação

Notícia

Sesc firma parceria com Liga Acadêmica de Psiquiatria do Distrito Federal para atendimentos em ações comunitárias

'​Desenvolver a aprendizagem e trazer um novo olhar são alguns dos objetivos da parceria firmada entre o Sesc-DF e a Liga Acadêmica de Psiquiatria do Distrito Federal, a LIPSI-DF. Criada em 2019 e compo...'

Publicado em 08/12/2020 22h00 - 1 Atualizado em 09/12/2020 00h00
​Desenvolver a aprendizagem e trazer um novo olhar são alguns dos objetivos da parceria firmada entre o Sesc-DF e a Liga Acadêmica de Psiquiatria do Distrito Federal, a LIPSI-DF. Criada em 2019 e composta por estudantes dos cursos de Medicina do Distrito Federal e médicos residentes com interesse em saúde mental, a equipe se juntou ao Sesc para colaborar nas ações comunitárias da instituição. Eles estavam presentes atuando na Vila Sesc Mais Saúde. A Liga prestou atendimento para os pacientes que fizeram os testes de Covid-19 por meio de orientações.

Para a coordenadora de Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF, Carol Trindade, é enriquecedor esse apoio. "São dois pontos importantes que gostaria de frisar com essa parceria: primeiro é que estamos conseguindo otimizar ainda mais os nossos atendimentos com mais profissionais qualificados atuando; e segundo porque são estudantes que estão sendo atualizados constantemente por meio dos conteúdos das universidades. A parceria está sendo um sucesso e uma troca de conhecimentos", destacou.  

A estudante de Medicina do UniCeub e uma das diretoras de extensão da Liga, Giovanna Lial, destaca que a parceria consolida o aprendizado e melhora a experiência. "A nossa ideia é estimular a produção científica, colaborando com estudos e pesquisas. Participamos da Vila Sesc e ajudamos a informar sobre o resultado do teste de Covid, acolhendo e falando sobre questões relacionadas à saúde mental. Participamos também da triagem e explicamos sobre a importância do uso de preservativo. Estamos gostando muito dessa parceria, é uma forma de ampliar o nosso conhecimento junto à população e prestando um atendimento. Atualmente, somos 20 ligantes atuando", disse.

A LIPSI-DF mantém convênios com instituições de abordagem multidisciplinar na área de saúde mental e é uma associação civil, sem fins lucrativos. A sede fica na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e participam estudantes de graduação em medicina do DF que sejam aprovados no processo seletivo. Entre as finalidades do grupo estão: contribuir para a formação acadêmica de seus membros; promover atividades de extensão para a comunidade; e práticas e estágios na área de interesse da liga.