Caminho de Navegação

Notícia

Sesc lança projeto Astronomia sobre rodas

'Na manhã desta terça-feira (17) foi realizada a cerimônia de inauguração da Unidade Móvel de Ciências que abriga o projeto Astronomia Sobre Rodas, em Taguatinga Norte. O diretor do Sesc-DF, J...'

Publicado em 16/04/2018 21h00 - 1 Atualizado em 17/04/2018 00h00

Na manhã desta terça-feira (17) foi realizada a cerimônia de inauguração da Unidade Móvel de Ciências que abriga o projeto Astronomia Sobre Rodas, em Taguatinga Norte. O diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo abriu o evento e destacou a importância dessa ação para os estudantes. “A iniciativa visa atender a uma demanda do público estudantil de todas as idades, sobretudo alunos de escolas públicas, em relação ao encanto sobre os assuntos relacionados ao espaço, proporcionando aos participantes uma experiência significativa e inovadora”.  Ele reforçou ainda o apoio irrestrito do Departamento Nacional do Sesc ao projeto. “O sucesso do Astronomia sobre Rodas está atrelado também à parceria com Departamento Nacional, que nos ajudou a construir essa ação tão relevante.”

A atividade é uma boa iniciativa para apoiar os professores, já que faz uso de ferramentas que podem instigar os estudantes a viver a ciência de forma prática e em diálogo com o cotidiano, como as réplicas infláveis dos principais astros do sistema solar. Segundo o professor de física da Edusesc e coordenador do projeto, Demetrius Leão, os alunos ficam curiosos para saber mais sobre astronomia. “Os alunos entendem, de forma lúdica, conceitos antes um pouco vagos. Até a duração do dia e da noite ou das estações do ano ficou mais fácil de compreender”, explica. Ele destaca ainda que por ser um planetário totalmente digital com projeção de 360º, o público sai encantado após assistir as sessões. “Sempre acreditei no potencial dessa iniciativa, porque os alunos despertam para a astronomia e buscam mais informações a partir dessa visita”.

A aluna Alice Soares, do 5º ano da escola Classe 6 de Taguatinga Norte, não escondeu a satisfação com a visita. “Antes de entrar no planetário não imaginava que alguma coisa sobre as galáxias poderia ser tão interessante assim. Me surpreendi com o que aprendi e adorei”, conta.

O projeto

Uma viagem por galáxias, planetas e estrelas sem sair do lugar ou pagar por isso. Essa é a proposta do planetário digital intitulado Astronomia sobre Rodas, projeto inédito idealizado pelo Sesc-DF. O intuito é mostrar de forma lúdica e interativa, que a ciência está presente no nosso dia a dia, além de fomentar a curiosidade e uma reflexão sobre os fenômenos da natureza. Além das sessões de planetário, o projeto irá oferecer oficinas, workshops, palestras e atividades complementares,  sempre planejadas e direcionadas às diferentes faixas etárias que podem ser atendidas.

Por ser uma cúpula inflável, ela pode ser facilmente desmontada e levada até as escolas. Patricia Jesus de Souza, chefe da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc-DF explica que a ideia é levar o projeto para todas regiões administrativas. “Vamos começar por Ceilândia e Taguatinga, mas a van vai rodar todo DF, levando conhecimento para as crianças e jovens”. Cada sessão dura cerca de 40 minutos e as oficinas tem uma hora de duração. Para iniciar o roteiro pelas escolas públicas, a  Escola Classe do P Norte, localizada no Sol Nascente, vai receber a Van da Astronomia a partir do dia 19 de abril. A escola tem 660 alunos matriculados nos dois turnos.

A visita ao projeto Astronomia sobre Rodas é gratuita. Para mais informações e agendamentos, os telefones são 3451-9119, 3451-9113 e 3451-9133.