Caminho de Navegação

Notícia

Sistema Fecomércio-DF reúne conselheiros e gestores para apresentar resultados e novas estratégias de atuação do Sesc e Senac

'​O Sesc-DF recebeu nesta sexta-feira (16), em sua unidade em Ceilândia, um encontro de dirigentes do Sistema Fecomércio-DF, entre conselheiros regionais do Sesc e do Senac, coordenadores de áreas, gere...'

Publicado em 15/10/2020 21h00 - 1 Atualizado em 16/10/2020 00h00


O Sesc-DF recebeu nesta sexta-feira (16), em sua unidade em Ceilândia, um encontro de dirigentes do Sistema Fecomércio-DF, entre conselheiros regionais do Sesc e do Senac, coordenadores de áreas, gerentes e diretores da Fecomércio-DF. A abertura contou com a participação, por vídeo, do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, pelo diretor Regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, e pelo diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron. Foram apresentados dados nacionais e locais, resultados alcançados no último ano e no recente período de pandemia, e a estrutura do sistema no DF e em todo Brasil. Ao final, foi oferecido um almoço aos convidados.

Tadros 16.10.pngO presidente da CNC, José Roberto Tadros, falou sobre a origem e a importância do sistema comércio. “Essa estrutura do sistema S e do sistema confederativo é muito bem montada: sindicatos, federações, Senac e Sesc nacionais e depois Sesc e Senac estaduais. E apesar dos recursos serem absolutamente privados, há de se mostrar lisura na prática, porque o objetivo do sistema é de criar condições de que o trabalhador tenha instrução suficiente para melhoria dos seus salários e que seus familiares tenham direito ao esporte, lazer, à cultura, saúde e uma alimentação saudável, bem balanceada, a baixo custo. A partir disso é que este sistema funciona”, acrescentou José Roberto Tadros.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, agradeceu a presença dos conselheiros, gestores e ressaltou o objetivo do encontro. “Promover transparência, apresentar a responsabilidade da gestão e mecanismos de controle. Explicar detalhadamente e abrir as portas para que todos possam ver aqui o que estamos fazendo, além da oportunidade de integração”, disse Francisco Maia. “Funcionários cem por cento dedicados ao trabalho, que durante a pandemia produziram muito mais, graças à competência e ao comprometimento com a atuação do Sesc e Senac, apesar do momento difícil que nós estamos vivendo”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-DF.
Texto.jpegAinda sobre o momento de crise econômica, Francisco Maia citou realidades de extrema vulnerabilidade social presenciadas na ação Cozinha sem Sobras, projeto itinerante de entregas gratuitas de sopas, inaugurado pelo Sesc-DF nesta semana. “Impressionado como temos na capital federal realidades que chocam, pessoas passando fome. Estive na Estrutural e presenciei crianças descalças, muitas pessoas desempregadas, sem dinheiro para comprar o alimento. Essa é a nossa realidade, que estamos vivendo. O Sesc vai até lá e leva o alimento. Fico muito feliz com isso”, destacou Francisco Maia.



MT 3.jpegO diretor do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, apresentou números da entidade em 2019, mostrando a atuação nacional e os principais resultados no DF. “Para os comerciários, o Sesc-DF é uma oportunidade para o esporte, para o lazer, para a diversão, principalmente em locais de alta vulnerabilidade, como aqui na Ceilândia, onde o Sesc oferece um teatro tão bonito como esse. São serviços e uma estrutura que muitas vezes são a única saída para esse público”, declarou. “O Sesc é uma referência nacional. Temos projetos nas áreas área de saúde, alimentação e odontologia, além de contarmos com clínicas médicas, educação, trabalhos manuais, atividades esportivas diversas e a área de  turismo, que está se reinventando com a retomada das atividades”, ressaltou. 

O diretor do Senac, Antonio Tadeu Peron, apresentou a estrutura e o trabalho realizado pela instituição em áreas decisivas de educação, qualificação e formação profissional. Além disso, sinalizou projetos em andamento como a entrega de uma nova faculdade no Distrito Federal. Além disso, pontuou o índice alcançado pelo banco de oportunidades oferecido à população em busca de emprego ou recolocação. “Nesse banco de oportunidades nós temos tido aprovação de 80% de todos os candidatos que nós enviamos para entrevistas, maioria dos preenchimentos das vagas. São pessoas atestadas, qualificadas e com a conclusão de um curso do Senac. Todos os candidatos têm os  currículos  avaliados, depois de  passarem por estes estágios”, informou o diretor do Senac.

Integrante do Conselho Regional do Sesc-DF e representante do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília(Sindigeneros), Joaquim Pereira dos Santos, destacou as informações recebidas e os números dos resultados das ações apresentadas. “Muito importante, principalmente a ação social que o Sesc realiza nessa época de pandemia,  preocupado tanto com a manutenção do setor, quanto com a assistência social em locais em que a comunidade está sofrendo e necessita de dignidade alimentar e serviços básicos como a odontologia, atendimentos médicos. Fiquei muito feliz com os números apresentados”, avaliou o conselheiro.

A conselheira do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos),  Maria Auxiliadora Montandon de Macedo, esteve na reunião e ressaltou a relevância de promover a transparência das ações e resultados implementados pela Federação. “O Sesc e o Senac trabalham  completamente pautados na transparência, são instituições que agregam e ajudam o governo local, contribuindo para o desenvolvimento de Brasília. O Sesc é cuidadoso com o comerciário e com a população. Acompanhamos as reuniões, não temos dúvidas nenhuma. Somos relatores e cada dia estamos mais felizes com os resultados apresentados junto à Federação”, elogiou a conselheira.

O conselheiro do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista), Roberto Gomide Castanheira, parabenizou a iniciativa. “Achei fantástico. Acho maravilhoso o trabalho do Sesc. Uma gestão atual dinâmica, compatibilizada com as necessidades e com o momento. Com uma grande ampliação da atuação. A imagem do Sesc está muito positiva perante à sociedade. Parabéns a todos”, elogiou o conselheiro.