Caminho de Navegação

Notícia

Vídeochamadas driblam a solidão e estimulam interação social entre os idosos do Grupo dos Mais Vividos do Sesc-DF

'O recurso tecnológico de vídeochamada, comum na era digital, é uma novidade que traz surpresa, alento e ânimo aos idosos do Grupo do Mais Vividos (GMV) em tempos de pandemia. Muitos deles, que nunca fi...'

Publicado em 21/04/2020 21h00 - 1 Atualizado em 22/04/2020 00h00

O recurso tecnológico de vídeochamada, comum na era digital, é uma novidade que traz surpresa, alento e ânimo aos idosos do Grupo do Mais Vividos (GMV) em tempos de pandemia. Muitos deles, que nunca fizeram uma chamada de vídeo, tiveram pela primeira vez a sensação de conversar com os amigos virtualmente.

Na Região Administrativa de Ceilândia, 147 idosos dos 348 que já participavam dos encontros presenciais estão passando por essa experiência cheia de novidades e empolgação. O incentivo vem da assistente social, que coordenada o GMV em Ceilândia, Weila Almeida. Aos finais de semana, a assistente passa uma tarefa de casa aos integrantes pra lá de inusitada. Ela propõe que cada idoso faça uma vídeochamada para que virtualmente possam trocar conversas.
E com a tarefa em mãos cada participante deve ligar pra outras duas pessoas, podendo ser ou não do grupo. Idosos que ainda não tinham nem interagido por texto no grupo toparam o desafio. O resultado não poderia ser diferente: surpresa em poder ver os colegas do outro lado do celular, boas risadas e muita descontração.

“A maioria dos idosos se sentem sozinhos, sem contatos com outras pessoas. E essa iniciativa estimula a proximidade, o afeto e o vínculo social que eles têm com outros idosos do grupo. Os idosos estão participando ativamente, me enviando prints das videochemadas a todo momento”, explica a assistente social.
Rosení Coelho Fernandes, 71, participa do GMV desde o final do ano passado, no grupo fez amizades, participou do coral, oficina de artesanato e outras atividades. Ela conta que sente falta dos encontros e as ligações por vídeo estão sendo uma oportunidade de manter as amizades, falar como está se sentindo e aliviar a tensão, desabafa Rosení.
Promover a qualidade de vida, o protagonismo e a autonomia da pessoa idosa fazem parte dos objetivos do Grupo dos Mais Vividos (GMV) do Sesc-DF. Neste período de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, os encontros do GMV estão suspensos, mas as atividades continuam por meio da internet. Todos os dias são enviadas propostas de dança, música, desafios, dicas e debates no grupo do aplicativo Whatsapp que possui cerca de 1.2 mil pessoas adicionadas.

Para participar também do grupo, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9 9994-3652.