Caminho de Navegação

Notícia

Vila Sesc Mais Saúde está no Itapoã com exames preventivos e testagem de Covid-19 para a população

'​​O sábado foi de atendimento gratuito à população do Itapoã com o projeto Vila Sesc Mais Saúde. Os atendimentos aconteceram das 9h às 15h deste sábado e continuam amanhã, no mesmo horário. Estão se...'

Publicado em 16/10/2020 21h00 - 1 Atualizado em 17/10/2020 00h00

​​

O sábado foi de atendimento gratuito à população do Itapoã com o projeto Vila Sesc Mais Saúde. Os atendimentos aconteceram das 9h às 15h deste sábado e continuam amanhã, no mesmo horário. Estão sendo realizados exames preventivos para as mulheres, consultas médicas e testagem de covid-19. A expectativa é que 5 mil pessoas sejam atendidas no local nos dois dias. A vila está montada no Ginásio Poliesportivo 61, ao lado do Restaurante Comunitário. O projeto estará ainda, nos dias 24 e 25 de outubro, no Riacho Fundo 1.

A autônoma Sandra Silvestre aproveitou a manhã para fazer o teste de Covid-19 e o exame ginecológico. Para ela, a aproximação do Sesc-DF com a comunidade traz inúmeros benefícios. “É uma população carente que necessita desses serviços e, muitas vezes, têm dificuldade de encontrar atendimento. Essa vinda do Sesc-DF até à nossa cidade é uma ação que tem resposta imediata. Nós recebemos o resultado com rapidez e a comunidade fica mais tranquila”, conta.


Os serviços do Sesc-DF incluem exame preventivo em mulheres de 25 a 64 anos, além de 20 pontos de coleta para testagem de Covid-19, três consultórios para exames preventivos de ginecologia e três consultórios médicos. Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana e os resultados dos testes para o novo coronavírus em até 24 horas.O Sesc-DF também disponibilza psicólogos e assistentes sociais para atendimento direcionado aos idosos e familiares. Também tem distribuição de lanche e kit composto com máscara protetora, kit de saúde bucal e preservativo.


De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, todo o trabalho tem sido feito com muito carinho para ajudar as pessoas que mais precisam, especialmente neste momento de pandemia. “O Sesc-DF é uma entidade social que cuida dos comerciários e das comunidades carentes. Também iniciamos nessa semana a entrega de sopas aqui na comunidade. Por mais que a gente ache que em Brasília não tem fome e que não tem necessidade de ações sociais como essas, estamos mostrando aqui que esse tipo de trabalho é muito necessário. O Sesc-DF faz isso com muito carinho e nossos funcionários trabalham com toda disposição para ajudar as famílias das comunidades”, afirma. “Esse projeto traz saúde e é importante para ajudar o comerciário onde ele mora. Essa é a segunda cidade que visitamos as cidades com esse projeto e estamos trabalhando para que possamos repetir em outras oportunidades”, conta o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro.

Segundo o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, o atendimento foi um sucesso e a comunidade tem sido muito beneficiada pela ação. “Essa possibilidade de a minha comunidade fazer o teste de Covid-19 é muito importante. Além disso, esses exames médicos e ginecológicos são muito caros para a comunidade, que é extremamente carente. Por isso agradecemos imensamente a presença da instituição e esperamos que possam vir mais vezes”, afirma.

Para a realização do projeto o Sesc-DF contou com o apoio logístico das Forças Armadas e do auxílio técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e ainda da Administração Regional do Itapoã. Também atuaram no evento a equipe multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da Instituição. O evento conta, ainda, com um laboratório parceiro, responsável pela emissão de laudos de testes de COVID-19.

Nos dias 24 e 25 de outubro, a ação vai atender a comunidade do Riacho Fundo 1, na administração da cidade. Sempre das 9h às 15h.