Caminho de Navegação

Notícia

Muros das unidades do Sesc viram telas para grafiteiros do DF

' Desde o início do mês, os muros das unidades do Sesc-DF passaram a receber uma explosão de cores com o trabalho de 15 artistas de diferentes regiões administrativas. A instituição criou o projeto Arte...'

Publicado em 23/10/2019 21h00 - 1 Atualizado em 24/10/2019 00h00

Desde o início do mês, os muros das unidades do Sesc-DF passaram a receber uma explosão de cores com o trabalho de 15 artistas de diferentes regiões administrativas. A instituição criou o projeto Arte Urbana para colorir suas instalações e, principalmente, fomentar a prática do grafite. As melhores ideias foram selecionadas entre 170 participantes. Até o final de outubro, sempre aos sábados, das 9h às 17h, os artistas se reunirão para colorir mais de 500 metros de muros das unidades de Taguatinga Norte e Sul, Gama e 504 Sul. A pintura começou no dia 5, a partir de Taguatinga Norte, e será concluída no dia 26, na unidade da 504 Sul.

Projeto do Sesc Arte Urbana

“Com essa iniciativa, o Sesc-DF vai ao encontro de uma tendência mundial de valorização da arte urbana e da importância de inseri-la no cotidiano das pessoas, afirma o diretor regional da entidade, Marco Tulio Chaparro. O entendimento da instituição é que a arte a céu aberto é acessível e democrática e o grafite mural é uma ocupação artística com grande potencial de atração do público. 

Os selecionados recebem um cachê pelo desenvolvimento do trabalho, que tem como tema a missão do Sesc-DF, que é promover ações educativas por meio da cultura, lazer, esporte, alimentação, educação, saúde, turismo e assistência social, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de seus familiares.

A instituição criou o projeto Arte Urbana para colorir suas instalações e, principalmente, fomentar a prática do grafite.

Para o assistente da coordenação de ações culturais do Sesc-DF, Ivaldo Gadelha, a iniciativa cumpre o seu objetivo quando propõe valorizar as formas de manifestação artística que acontecem para além dos espaços formais de exposição. “Considerar que as ruas e muros das cidades podem ser caminhos para as novas percepções e fruições estéticas é entender a importância de uma ocupação artística acessível e democrática para a população da cidade”, acredita Ivaldo Gadelha. Todo o material para a execução da arte nos muros é fornecido pelo Sesc-DF.


Cronograma

Conexão Urbana Arte Sesc – Graffiti

Data Horário Unidade
05/10 09h às 17h Tag. Norte
12/10 09h às 17h Tag. Sul
19/10 09h às 17h MEC
26/10 09h às 17h Gama
26/10 09h às 17h 504